Após Conferência Estadual, Sapucaia garante maior representação da região Centro-Sul em Conferência Nacional de Saúde

Reafirmando o compromisso com a Saúde da população, o município de Sapucaia, representado por servidores e pela sociedade civil, participou da 8ª Conferência Estadual de Saúde, que teve como tema “Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

O evento foi realizado entre os dias 24 e 26 de maio, no campus Maracanã da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e contou com três eixos temáticos: Saúde como Direito; Consolidação; e Financiamento do SUS.

Os representantes foram eleitos por plenária aberta ao público. Participaram os servidores Marciel da Silva Pires e Ana Paula da Silva Mazza Correa Dias, pela gestão municipal; os servidores Iran Monteiro Vitorino e Ian Fernandes de Castilhos, pelo segmento de Saúde; e a moradora do distrito de Anta, Simone Viveiros dos Santos, representando os usuários.

Após as palestras, grupos de trabalho e debate dos eixos temáticos, foram asseguradas três vagas para o município na Conferência Nacional, duas de gestores e uma de usuário, (o que garante a Sapucaia a maior representação da região Centro-Sul), além dos profissionais convidados que representarão o processo consultivo, para consolidação de pauta.

Segundo o servidor Marciel da Silva Pires, a conferência “foi um marco para a cidade, com destaque da gestão presente afirmando a preocupação com sociedade e com o poder público, principalmente nos âmbitos federativos”.

As Conferências de Saúde têm por finalidade o debate de políticas públicas sobre o tema, bem como o encaminhamento de propostas para a fase Nacional, em Brasília. O SUS é o principal exemplo de um encaminhamento que nasceu durante as conferências.

A Conferência Nacional será realizada de 4 a 7 de agosto, na Câmara dos Deputados, em Brasilia.

Comunicação PMS

Fotos: Saúde PMS