1ª Feira dos Produtores Rurais movimenta Sapucaia

 

No dia 11 de maio foi realizada em Sapucaia a 1ª Feira dos Produtores Rurais do município. O evento aconteceu na Casa da Cultura e foi promovido pela Prefeitura, dentro do Programa Fazenda Legal, através da Secretaria de Agricultura, com o apoio da Associação dos Produtores Rurais e Sindicato dos Produtores Rurais de Sapucaia, FAERJ, SEBRAE-RJ e SENAR-RJ.

Na ocasião, Marcos Ravizzini, do SENAR-RJ, ministrou uma palestra sobre o “eSocial  na Zona Rural”, explicando a necessidade dos agricultores se adequarem a esta nova ferramenta de controle trabalhista lançada pelo governo e de estarem devidamente legalizados. Durante a feira, os produtores tiveram a oportunidade de divulgar aos visitantes a grande variedade de produtos cultivados na área rural do município. Também fez parte do evento a realização de uma Mostra do Artesanato de Sapucaia.

O prefeito Fabrício Baião ressaltou a importância dos produtores rurais para a cidade e disse que vai estar sempre apoiando os agricultores e produtores rurais, através da busca incessante de recursos para a área. Ele agradeceu ainda o apoio da Emater-Rio e o empenho da subsecretária de Agricultura, Roberta da Costa Pereira, e de toda a sua equipe para que este evento se tornasse realidade.

De acordo com Roberta Pereira, o intuito da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Agricultura é dinamizar a produção e comercialização dos produtos produzidos por agricultores familiares, produtores rurais e artesãos da zona rural e urbana. “Buscamos, através do acompanhamento do trabalho deles, traçar um perfil de suas atividades, dando ênfase à detecção de prováveis entraves no processo de comercialização, além de traçar perspectivas para sua organização. Tudo realizado mediante as observações feitas pelos próprios protagonistas da ação a respeito do futuro desta atividade. Desejo que esta feira se torne tradição e uma boa alternativa para promover o desenvolvimento sustentável e a geração de renda para os sapucaienses”, destaca.

Encerrando o evento foi oferecido aos presentes um coquetel de confraternização e apresentado um show com o grupo Varanda de Caboclo, formado por músicos da terra, que encantou a todos com canções regionais.