2ª Feira de Saúde beneficia população de Sapucaia

Começou hoje, dia 18 de maio, às 15h, a 2ª Feira de Saúde de Sapucaia, na Praça Governador Miguel Couto Filho (Praça da Árvore Grande), com diversas atrações e atividades voltadas para a promoção da melhoria da saúde e da qualidade de vida da população. O prefeito do município, Fabrício Baião; a secretária de Saúde, Thaís Bittar, secretários municipais e vereadores estiveram presentes na cerimônia de abertura do evento, que contou com a apresentação do Coral do CAPS Sapucaia, formado pelos participantes da oficina de música da instituição.

A Feira, realizada pela Prefeitura de Sapucaia, através da Secretaria de Saúde, segue ainda nos dias 19, 21, 22 e 23 de maio, de 9h às 17h, e conta com estandes informativos, atendimento médico, odontológico, assistência social, palestras educativas, apresentações culturais, atividades físicas, entre outras ações. Estão sendo oferecidos exames, rastreios e atividades de educação em saúde, como aferição de pressão arterial; medida de glicemia e colesterol; procedimentos de saúde bucal e visual; exames de HIV/SIDA; orientações sobre cuidados com sol; exercícios físicos; primeiros socorros e SBV (suporte básico de vida); cuidados com o corpo; atenção à saúde da mulher e do homem; ações de alimentação saudável e escola segura.

Para ser atendido, basta comparecer ao local levando documento de identidade, Cartão do SUS e, se possível, o cartão da Unidade Básica de Saúde (UBS), para facilitar encaminhamentos e agendamentos. A iniciativa conta também com apoio de outras Secretarias Municipais e de empresas e instituições parceiras da comunidade, como Cardioexame – Clínicas Médicas e Exames, Instituto Vital Brazil, Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Curso Cozinha Mil Gourmet, Morhan – Movimento de Integração das Pessoas Afligidas pela Hanseníase, Hospital Oftalmológico Santa Beatriz e Emater-Rio.

De acordo com o prefeito Fabrício Baião, o objetivo principal do evento é levar saúde à população. “Esta Feira resulta do trabalho da Secretaria de Saúde, através da secretária Thaís Bittar, mas une também diversas outras Secretarias, num esforço conjunto da Prefeitura para trazer saúde, bem-estar, educação e informação para a vida das pessoas. Teremos este ano uma grande novidade: a presença do ônibus lilás, que estará oferecendo às mulheres importantes exames. As dificuldades são muitas, mas estamos sempre procurando aprender e aprimorar o atendimento à população. Queremos saúde para todos!”,  afirma Fabrício.

A secretária de Saúde, Thaís Bittar, ressalta que a Feira de Saúde atua em várias frentes, não só na parte de atendimento médico, mas também através de atividades educativas, apresentações teatrais, ações relacionadas à alimentação saudável e ao reaproveitamento de alimentos. “As pessoas precisam aproveitar esta grande oportunidade para participar das ações promovidas e fazer seus exames. Em abril recebemos o caminhão de mamografia, ação que tornou possível que as mulheres da cidade tivessem acesso a atendimento gratuito, sendo que muitas delas nunca tinham tido a oportunidade de fazer um exame como este em suas vidas. Por isso, é importante valorizar e participar!”, declara Thaís.

Departamento de Comunicação – PMS

Fotos: Sindiclei Ferreira Baião