Saúde da Mulher chama atenção para necessidade de exames preventivos

 

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, segue efetuando agendamentos de ginecologia e esclarecimentos sobre saúde feminina.

De acordo com a pasta são, em média, de 15 a 30 consultas por dia, incluindo a realização de procedimentos como coleta de preventivo, inserção de DIU, retirada de pólipo e cauterização, dentre outros, além de atendimento em especialidades como colo de útero e exames de imagem. O setor também faz acompanhamento pré-natal com orientação, palestras e reuniões entre grupos de gestantes.

A secretária de Saúde, Thaís Bittar, alerta para a necessidade da prevenção: “Exames periódicos, com acompanhamento e instrução, ajudam na manutenção de uma vida saudável e equilibrada, e no diagnóstico precoce de doenças que atingem as mulheres em diferentes faixas etárias. Temos hoje, no município, resposta rápida em relação aos agendamentos e ao resultado de exames. Precisamos conscientizar a população feminina para a importância da prevenção”, diz a secretária, que ressalta o apoio do prefeito Fabrício Baião e do vice, Chiquinho, nas conquistas da Secretaria:

“Agradeço ao prefeito Fabrício e ao Chiquinho pela atenção dedicada à nossa Secretaria. Temos colhido vitórias que são fruto do trabalho em equipe desta gestão: Recentemente pusemos em prática, junto à Educação, um projeto para levar profissionais às escolas do município para consultas em procedimentos como teste de acuidade visual, conferência de cartões de vacina, orientação de higiene oral, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor e entrega de kits com escova, pasta, fio dental e enxaguante bucal, dentre outras atividades; a campanha contra a pólio e o sarampo foi um sucesso, atingimos nossa cobertura vacinal e nos destacamos na região; na semana passada estivemos no Rio de Janeiro para receber do Governo Federal uma caminhonete para auxílio no combate e enfrentamento das doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika, dengue e chikungunya; estamos nos estruturando para, junto de outras secretarias, levar informação às escolas e à comunidade sobre prevenção de doenças e combate a endemias. E vamos continuar nos empenhando em prol da população.”

Para agendar atendimento no Centro de Atenção à Saúde da Mulher, é necessário comparecer ao local, na Cidade da Saúde, de segunda a sexta-feira, de 8 às 15h, levando cartão do SUS, identidade e comprovante de residência. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo telefone (24) 2271-1167.

 

Comunicação PMS

Fotos: Daniele Barizon