A Secretaria Municipal de Saúde informa:

 

Sobre procedimentos oftalmológicos

O SUS é um mecanismo que funciona com diversas engrenagens (Municípios, região de Municípios, Estado e União), sobre elas repartindo-se as competências para prestar os serviços de Saúde.

No caso dos serviços de Oftalmologia de Média e Alta Complexidade, segundo a Deliberação CIB-RJ N° 2.117 de 2013 o mesmo é prestado pelo Município de Niterói, cabendo à Secretaria de Saúde de Sapucaia fazer a solicitação através do sistema RESNIT.

Durante o ano de 2018, através do Hospital Santa Beatriz, Universitário Antônio Pedro e Clinop foram realizados 369 (trezentos e sessenta e nove procedimentos) em nossos pacientes.

Compete a este município a solicitação e àquele a execução dos serviços.

 

Sobre exames de pré-natal

Os exames de pré-natal, via de regra, devem ser realizados no âmbito do Planejamento familiar, juntamente das Equipes de Saúde da Família (Esf). Assim sendo, o PSF realiza todo o pré-natal, salvo havendo alguma intercorrência que fuja do âmbito de complexidade da unidade. É o que dispõe o art. 3º da Lei 9.263/1996; a Politica Nacional de Atenção Básica; e também as orientações do Ministério da Saúde.

Mais informações: Secretaria Municipal de Saúde – telefone (24) 2271-1167.