Artesãos de Sapucaia são cadastrados pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro

Em um importante evento promovido hoje, dia 11 de abril, na Casa da Cultura de Sapucaia, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou o cadastramento estadual dos artesãos da cidade e região. A iniciativa, que contou com a presença do prefeito de Sapucaia, Fabrício Baião, e da subsecretária de Turismo do Rio e coordenadora do Programa de Artesanato do Estado, Nea Mariozz, teve a participação de cerca de 30 artesãos.

Uma vez inscritos no programa, os artesãos terão acesso, dentre outras vantagens, à Carteira Nacional do Artesão; participação gratuita em feiras do PAB (Programa de Artesanato Brasileiro); divulgação, capacitação, qualificação e microcréditos. Na ocasião, os participantes tiveram que apresentar o seu produto, com até três técnicas diferentes já produzidas, e ainda um produto inacabado a ser finalizado no momento, para comprovação técnica da habilidade.

Durante o evento, Fabrício Baião, ressaltou a importância de inserir Sapucaia no cenário turístico do estado e disse que o trabalho dos artesãos no município é motivo de muito orgulho, pois reafirma o potencial da cidade. “Estamos avançando muito nesta questão do fomento ao turismo no município e o trem Rio-Minas já é uma realidade para nós. Vamos então construir juntos, aqui na Estação, um espaço para a exposição dos nossos produtos, que são de qualidade e capazes de criar uma identidade para Sapucaia através de suas peças. Neste momento de lançamento do mapa turístico da cidade, o projeto de cadastramento dos artesãos é fundamental para que possamos descobrir os valores e talentos que temos. Eu acredito em vocês!”, finalizou o prefeito.

Em sua participação, o presidente da Citur (Comissão de Implementação Turística de Sapucaia) e também diretor de Comunicação da Prefeitura, Leandro Marcelino, agradeceu a presença de todos. “Estamos aqui para ajudar e estimular vocês, e é muito bom o fato de podermos contar com o apoio do prefeito a esta nossa iniciativa. Que vocês, artesãos de Sapucaia, possam exportar esse talento regionalmente, nacionalmente e internacionalmente”, disse. Já o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Henrique Samuel Carvalho, ressaltou a importância do evento e agradeceu o incentivo dado pelo estado do Rio aos artesãos.

A subsecretária de Turismo do Rio e coordenadora do Programa de Artesanato do Estado, Nea Mariozz, afirmou que este é um momento histórico para todo o estado e, principalmente, para Sapucaia. “Nosso trabalho é fomentar a cadeia produtiva do artesanato, firmando a identidade dos nossos artesãos e trazendo para eles a 1ª carteira nacional do artesão. Estamos aqui para mapear a cidade e levantar as reais necessidades dos artesãos, conhecendo sua realidade”, disse. Nea ressaltou ainda que a profissão de artesão foi regulamentada em outubro de 2015 e falou sobre a importância deste trabalho que é oferecido à sociedade. “O artesão compra sua matéria-prima dentro do município, gerando impostos, e depois transforma e vende o produto ao consumidor, trazendo mais renda para a cidade e movimentando o comércio local. Ele precisa ser visto como um empreendedor”, destacou.