Atenção à saúde, óculos e tratamento odontológico gratuitos

Ao longo do ano, os desafios foram grandes. Mas apesar das dívidas herdadas e da crise econômica que afeta o país, a administração municipal conseguiu dar apoio à pasta da saúde para o atendimento necessário aos cidadãos.

Os Postos de Saúde da Família contam com médicos de diferentes especialidades; O Pronto Socorro Municipal e o convênio com o Hospital São Salvador permitem atendimento de urgência e emergência à população.

O Centro de Especialidades do município conta com os seguintes profissionais: cirurgião geral; neurologista; neuropediatra; neurocirurgião; urologista; cardiologista; pediatra; dermatologista; gastroenterologista; geriatra; infectologista; obstetra; otorrinolaringologista; pneumologista; radiologista; psiquiatra; cirurgião torácico e angiologista. Além disso, sete profissionais do Mais Médicos para o Brasil atendem em Sapucaia, com pontos de apoio em Santa Cruz, Boa Sorte, Quilombo, Santo Antônio e Vale da Ternura.

Aliado às importantes campanhas de vacinação, das melhorias e dos atendimentos pontuais nos bairros e distritos, a saúde foi marcada, ainda, por uma série de eventos:

I Feira da Saúde: a Feira, gratuita, ocorreu em maio e contou com diversas atrações e atividades voltadas para a promoção da melhoria da saúde e da qualidade de vida. Para beneficiar os participantes, a Prefeitura fez a doação de 200 óculos, além de oferecer exames oftalmológicos; cardiológicos; vários tipos de vacinação; teste rápido de DST, sífilis, hepatite A e B; aferição de pressão; medida de glicemia; procedimentos de saúde bucal; atenção à saúde da mulher e do homem; e ações de nutrição saudável com a distribuição de legumes e verduras. Para o atendimento ao público foram montadas tendas e trazidos caminhões à Praça Miguel Couto Filho. Vários médicos atenderam em uma unidade móvel, em especialidades como Neuropediatra, Dermatologia, Cardiologia e Cardiogeriatria. A saúde dos animais também esteve na programação da Feira, através do cadastramento dos animais de rua, dos domésticos e ainda com procedimentos de castração.

VII Conferência Municipal de Saúde: com o tema “O Sistema de Saúde do município de Sapucaia com ênfase nos atendimentos básicos de Saúde e marcação de consultas e exames na Central de Regulação do Município”, o evento, em julho, contou com a presença de profissionais de saúde e de várias autoridades. A secretária de saúde Thaís Bittar destacou a necessidade de se traçarem metas para a atuação no território municipal, peculiar por sua grande extensão, e os números positivos da gestão, graças ao suporte recebido pela administração e ao empenho de toda a equipe.

Caminhada Outubro Rosa e vacinação de animais: com objetivo de chamar atenção para a importância da prevenção e da luta contra o câncer de mama, e também para o apoio na recuperação e autoestima de pacientes, a caminhada foi um sucesso. Neste período, preventivos e exames de mamas foram estimulados nos PSFs. No mesmo mês, aconteceu a vacinação gratuita contra a raiva em cães e gatos. Os animais saudáveis foram levados aos postos de vacinação localizados na Praça Miguel Couto Filho e nas unidades de Saúde de São João, Anta, Jamapará, Clube dos 200, Aparecida e Vila do Pião.

OdontoSesc: Através de parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Sicomércio Três Rios, Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul e Sapucaia, a unidade móvel do OdontoSesc instalada na Praça da Árvore Grande realizará até o dia 28 de fevereiro 2018 tratamentos odontológicos de atenção básica, como restauração, extração simples, raspagem, limpeza, aplicação tópica de flúor e Raio X. Foram distribuídas 400 senhas à população. Ao longo de todo o período que ficar na Praça Miguel Couto Filho, o OdontoSesc também oferecerá atividades educativas em saúde bucal, tanto para os clientes em tratamento, quanto para alunos da rede pública de ensino.