CAPS Sapucaia promove evento em comemoração Dia da Luta Antimanicomial

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde, integrantes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Sapucaia, juntamente com pacientes estão, nesta quinta-feira, 16 de maio, na Praça da Árvore Grande, promovendo uma exposição das atividades realizadas na instituição em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, que será celebrado em 18 de maio.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído por profissionais da saúde mental, em 1987. Desde então, a data marca a luta pelo processo de transformação do tratamento dado a pacientes psiquiátricos, enfatizando outras possibilidades terapêuticas que não a internação, evitando assim excluí-los do convívio familiar e social. A principal meta deste movimento é a substituição dos manicômios por serviços de saúde mental abertos e comunitários, como os CAPS.

 “Nosso objetivo é a busca por um tratamento no território, em liberdade, próximo à família e evitando as internações psiquiátricas. O CAPS funciona de segunda a sexta-feira, durante o dia todo, na Rua Coronel Marcondes, 362, oferecendo várias atividades. Hoje estamos aqui expondo o artesanato e os biscoitos que são feitos nas aulas de artesanato, com a oficineira Rita, e de culinária, com técnica de enfermagem Lourdes. Com o nosso trabalho, temos conseguido e muito reduzir as internações psiquiátricas”, disse Carolina Rozante, coordenadora de saúde mental e do CAPS.

Comunicação PMS

Fotos: Comunicação/Secretaria de Saúde