Colônia de Férias alegra crianças e adolescentes de Anta e Pião

Terminam hoje, dia 25 de janeiro, as atividades da Colônia de Férias promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Sapucaia, através do CRAS Anta e do CRAS Pião. A ação teve início no dia 14 de janeiro e foi voltada para crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Este Serviço busca complementar o trabalho social com as famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social, fortalecendo as relações familiares e comunitárias e promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes.

A programação do CRAS Anta incluiu corrida; atividades de interação familiar; concurso cultural; passeio ecológico; oficinas de dança e DJ; esportes como queimada, vôlei e futebol; oficina de violão e cine-pipoca com a apresentação de filmes socioeducativos. Foi promovida também uma caminhada ecológica pela ciclovia de Anta, saindo da sede e dando a volta pelo estado de Minas. No retorno, a orientadora social, juntamente com as técnicas da unidade (psicóloga e assistente social), conversou com os jovens sobre a importância da conscientização e da preservação do meio ambiente.

Aconteceu ainda a culminância do projeto “Minha Vida em Tela” da oficina de Informática, na qual os beneficiários do SCFV escolheram músicas do cenário nacional e as ilustraram, através de apresentações em vídeos no Movie Maker (software de edição de vídeos da Microsoft). A escolha dos melhores vídeos nas categorias Criança, Adolescente e Adulto foram feitas pelo público presente. A premiação foi feita com a presença da secretária de Assistência Social de Sapucaia, Cleuza Galluzzi, que liderou a iniciativa.

Já no Pião, a Colônia de Férias do CRAS promoveu a confecção de faixas e cartazes, cine-pipoca com filmes socioeducativos, esportes, dança e oficina de violão. Diversas atividades e brincadeiras, como Torta na Cara, também foram realizadas com as crianças e adolescentes do SCFV.

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social de Sapucaia ressaltou junto aos participantes do evento a relevância dos laços afetivos presentes na família e na sociedade, na perspectiva de fortalecer ainda mais o tema central da Colônia de Férias de 2019.

Para o prefeito Fabrício Baião, é fundamental mostrar às crianças e adolescentes a importância da prática de esportes, da preservação ambiental, incentivar a interação entre as famílias e proporcionar atividades educativas e de lazer mesmo no período das férias escolares. “Queremos para os nossos jovens educação e qualidade de vida. Esta sempre foi uma das nossas metas na Prefeitura de Sapucaia”, afirma Fabrício.

CRAS ANTA

CRAS PIÃO