COMO PROCEDER EM RELAÇÃO AO APARECIMENTO DE ESCORPIÕES?

UTILIDADE PÚBLICA:

COMO PROCEDER EM RELAÇÃO AO APARECIMENTO DE ESCORPIÕES?

1. Quais os tipos de escorpião que têm sido encontrados em Sapucaia?

No município de Sapucaia foram registradas duas espécies (descritas abaixo):

Tityus serrulatus (escorpião amarelo), com até 7 cm de comprimento, pernas e cauda amarelo-clara, e o tronco escuro. Possui uma serrilha no terceiro e no quarto anéis da cauda. Apesar de ser originária de Minas Gerais, está distribuída por todas as regiões brasileiras, exceto na Região Norte, onde ainda não existem relatos de sua presença. Possuem reprodução partenogenética, ou seja, as fêmeas conseguem se reproduzir sem a presença do macho, produzindo outras fêmeas. Esse fato contribui para a rápida propagação da espécie. É o principal causador de acidentes e óbitos no Brasil.

Tityus bahienses (escorpião marrom), tem cerca de 7 cm de comprimento, tronco escuro, pernas e palpos com manchas escuras e cauda marrom-avermelhada. Não possui serrilha caudal. Está distribuída por todas as regiões brasileiras, exceto no Norte e no Nordeste, onde ainda não existem relatos de sua presença.

2. Têm sido registrados muitos casos de aparecimento de escorpiões em Sapucaia?

Foram registrados nove casos de aparecimento de escorpião nos últimos 30 dias. A Vigilância em Saúde do município realiza o controle químico, como mostra a foto abaixo:

Agente de combate a endemias aplicando biocida para controle de escorpiões

3. Tem casos de alguma vítima por picada de escorpião?

No último mês foram registrados quatro acidentes leves. Os pacientes foram atendidos no pronto-socorro municipal.

4. Algum caso de morte por picada de escorpião?

Temos apenas registro de casos leves nos últimos meses. O médico faz a classificação e sendo leve, é feito um bloqueio anestésico e o paciente fica em observação. Se houver complicações locais e sistêmicas, ele é encaminhado para UPA de Três Rios (pólo de referência regional), onde há a disponibilidade de soro antipeçonhento.

5. Existe soro disponível?

O pólo de referencia é a UPA de Três Rios.

6.Qual procedimento deve ser feito ao encontrar o escorpião em casa?

Em Sapucaia, a população deve entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone (24) 2271-1167 ou 2271-1200 (Pronto Socorro Municipal). Em dias úteis, pode entrar em contato também com o PSF mais próximo ou diretamente com o agente de combate a endemias da área.

7.Onde é feito o atendimento imediato?

A pessoa que sofrer o acidente deve ir o mais rápido possível para o Pronto Socorro Municipal.

Informações: Secretaria Municipal de Saúde