COMUNICADO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a COVID-19 como uma pandemia. Em 20 de março, o Ministério da Saúde declarou, em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária da doença. Isso significa que o vírus já está circulando por todo o país. As pessoas detectadas com Covid -19 necessitam permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias para evitar a propagação da doença. O Isolamento dos contatos domiciliares também é medida recomendada para reduzir a disseminação do vírus.
Sobre o caso confirmado em Sapucaia

Em relação ao primeiro caso positivo de Sapucaia, identificamos que o local de trabalho do paciente já estava tomando medidas de prevenção antes mesmo do resultado do diagnóstico, dentre elas a higienização das mãos e o uso do álcool em gel. Além disso, o número de trabalhadores foi reduzido por turno; os funcionários foram orientados a fazer o distanciamento entre si; e aqueles com mais de 60 anos já haviam sido afastados de suas funções. Os funcionários do local que trabalham ao ar livre, assim como toda a população que está circulando nas ruas, estão expostos ao vírus da mesma maneira. Aqueles que tiveram contato domiciliar com o paciente foram colocados em isolamento, estão sendo monitorados e devem comunicar a vigilância caso desenvolvam algum sintoma. Os funcionários que apresentem sinais de gripe foram orientados a procurar o Pronto Socorro Municipal para serem avaliados e afastados do trabalho. O prazo para isolamento dos contatos é de 14 dias a partir do início dos sintomas do primeiro caso identificado - ou seja, está sendo seguido todo o protocolo exigido para a situação.
Com isso, pedimos a toda a população que continue mantendo o isolamento domiciliar para diminuir a circulação do vírus.