COMUNICADO URGENTE:

A Prefeitura de Sapucaia informa que todo o sistema de Informática da Prefeitura precisará ser desligado e as atividades paralisadas por algumas horas durante os dias 29 e 30 de outubro. O motivo foi a ameaça cibernética detectada pela a equipe de TI. Os técnicos da Prefeitura já entraram em ação, optando por desligar alguns servidores e fazer a varredura, para erradicar a ameaça do nosso banco de dados.

O vírus detectado envia uma mensagem para o usuário cobrando pagamento por meio de bitcoins (moeda virtual) para que o acesso seja novamente disponibilizado, ou seja, parte de nosso banco de dados foi sequestrada por hackers.

Segundo informações colhidas, para que o golpe seja efetivado, o usuário precisa abrir arquivo que é enviado em e-mail. Automaticamente, esse computador é infectado e todos os demais que estão ligados em rede a ele. Os arquivos ficam criptografados, ou seja, inacessíveis. Uma mensagem aparece na tela pedindo pagamento de um resgate, sendo que na semana passada o valor pedido era de US$ 300 (mais de R$ 1 mil).

Contamos com a compreensão de todos até que o problema seja solucionado.