Desfile cívico marca comemorações da Independência do Brasil em Sapucaia

Um belo e emocionante desfile cívico marcou as comemorações do município de Sapucaia pelo dia 07 de setembro, quando é celebrada a Independência do Brasil, contando com a presença de autoridades e lideranças políticas, alunos das escolas da cidade e comunidade em geral. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação de 14 escolas da rede municipal de ensino de Sapucaia e um colégio da rede privada. O prefeito de Sapucaia, Fabrício Baião, esteve presente no desfile, acompanhado pelo vice-prefeito Francisco de Assis Cavalcante (Chiquinho); pela secretária municipal de Educação, Márcia Felipe; e pelo presidente da Câmara Municipal de Sapucaia, Rildo Rodrigues, além de outras autoridades municipais, como secretários e vereadores.

O desfile cívico percorreu a Rua XV de Novembro, desde a Praça do Fórum até a Praça da Árvore Grande. Participaram as seguintes escolas: Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida; Escola Municipal Theodora Alves da Silva; Escola Municipal Bom Jardim; Escola Municipal Boa Sorte; Escola Municipal Dolores Ferreira de Oliveira; Escola Municipal João de Lima Vianna; Escola Municipalizada do Pião; Escola Municipal Pinheiral; Escola Municipalizada do Bairro São João; Colégio Cenecista Governador Roberto Silveira (CNEC); Escola Municipal Dra. Maria de Lourdes Salomão; Escola Municipal Paulino Fernandes; Escola Municipal Clube dos Duzentos; CEMP – Profa. Dezilma Marques de Souza e CEMA – Profa. Carmem Resende Moreira Pacheco.

Um importante momento do desfile foi a apresentação da fanfarra de Sapucaia, composta por alunos de diversas escolas do município. Após o desfile cívico, foi realizado o hasteamento da bandeira do Brasil, Guarda Municipal, e a execução do hino nacional, seguido pelos pronunciamentos das autoridades presentes. O presidente da Câmara de Vereadores, Rildo Rodrigues, enalteceu a participação de todas as escolas, dizendo que essa demonstração cívica é muito importante para nossa cidade e para o Brasil.

O vice-prefeito Chiquinho convidou todos a trabalharem para que possamos ter um município, um estado e um país melhor. “Unidos podemos fazer um bom trabalho,  para que a população não sofra tanto como tem sofrido. Existe uma esperança e isso vai acontecer. Está nas mãos de vocês o futuro da nossa cidade. Meus cumprimentos  a quem atua por uma Educação de qualidade dentro do nosso município. Salve a Educação, nossa fanfarra e os alunos do nosso município!”, disse.

A secretária de Educação, Márcia Felipe, agradeceu ao prefeito Fabrício Baião e ao vice Chiquinho pelo apoio, aos professores, dirigentes das escolas e à equipe da Secretaria de Educação. “Estou muito feliz pelo dia de hoje, por estarmos juntos para celebrarmos o Dia da Independência com esta bela demonstração de amor à pátria e agradecida por cada um dos nossos 2500 alunos da rede municipal. Agradeço também a todos que estão aqui hoje prestigiando este desfile e à fanfarra do nosso município. Pude ver nos olhos das pessoas na rua lágrimas de emoção e isso é maravilhoso!”, disse.

O prefeito Fabrício Baião parabenizou a cada diretor e a cada aluno, afirmando que o desfile foi maravilhoso, uma ação muito importante para Sapucaia, que resgata os valores do patriotismo, respeito e amor ao nosso país. Ele lembrou ainda o trabalho do professor Dejair Zanon, um grande educador da cidade, que faleceu recentemente. “Se ele estivesse aqui estaria muito orgulhoso dos sapucaienses”, disse. Fabrício falou ainda que muitas vezes o município deixou de realizar o desfile de 7 de setembro por não ter uma fanfarra, ficando dependente da participação de fanfarras de Três Rios ou de outras cidades. “Mas hoje fizemos este desfile só com gente de Sapucaia, com a fanfarra do nosso município, e estou muito orgulhoso de todos vocês”, finalizou.

Fotos: Sindiclei Baião