Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com várias ações em Sapucaia

A Prefeitura de Sapucaia, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), realizou hoje, dia 05 de junho, um evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na Casa da Cultura de Sapucaia. O objetivo da iniciativa foi provocar uma reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente, incentivando sua proteção, atitude fundamental para a preservação da vida na terra.

Para marcar a data, a Prefeitura e a SEMADES prepararam uma série de atividades e atrações, como: ações recreativas; pontos de leitura; Oficina de Reaproveitamento de Material Reciclável; Oficina Composteira; Oficina Reciclável (boneca); apresentações artísticas; Estação de Saúde; exposição de materiais recicláveis, artesanatos e exibição de maquetes; Totem de jogos recreativos e apresentação de palestras, além do planetário móvel Oberon.

O evento foi aberto ao público e contou com o apoio de Furnas; INEA – Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro; SESC Rio; Sicomércio Três Rios; Vale Verde; FEAP – Fundação Educacional de Além Paraíba; Faculdade Federal Polo de Volta Redonda; Sapucaia Artesanatos; e das Secretarias Municipais de Assistência Social; Educação; Obras; Cultura, Esporte e Lazer; e Saúde.

Participaram da mesa de honra da cerimônia o prefeito de Sapucaia, Fabrício Baião; o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Francisco de Assis Cavalcante (Chiquinho); a secretária de Educação, Márcia Felipe; a secretária de Assistência Social, Cleuza Galluzzi; os vereadores Regina Alípio e Nega; e Ana Paula Ferreira, da SUPPIB (Superintendência do Piabanha) do INEA, que na ocasião representou o superintendente Edinardo Campbell.

Após a abertura, que contou com a presença de lideranças políticas, empresariais, institucionais e da população sapucaiense, foi ministrada a palestra “A importância da educação continuada para a inserção e crescimento profissional no mercado de trabalho”, pelo representante da FEAP – Fundação Educacional de Além Paraíba, José Rosa. Os participantes puderam também conhecer o Planetário Móvel Oberon, uma cúpula com capacidade para 40 pessoas, onde ocorreram apresentações sobre astronomia, simulando o céu, de acordo com a data e local de observação. Foram ainda realizadas apresentações teatrais da peça “A natureza”.

Na parte da tarde, aconteceu a entrega da premiação do concurso cultural Coleta Consciente de Óleo, do qual participaram alunos das escolas do município, arrecadando um total de 3.028 litros de óleo. O vencedores foram Cauã Santana (1º lugar), aluno do CEMA Prof. Carmem Resende Moreira Pacheco (Anta), que conseguiu arrecadar 402 litros de óleo; e Ana Clara (2º lugar), do CEMP – Prof. Dezilma Marques de Souza (Pião), que arrecadou 131 litros. Os dois vencedores receberam bicicletas, mas os três primeiros lugares de cada escola participante também foram homenageados com outras premiações. Os presentes foram entregues pelo vice-prefeito Chiquinho e pela secretária de Educação Márcia Felipe.

Participaram do evento alunos e professores das escolas CEMA – Prof. Carmem Resende Moreira Pacheco (Anta); CEMP – Prof. Dezilma Marques de Souza (Pião); E. M. Dra. Maria de Lourdes Salomão (Sapucaia); E. M. Clube dos 200 (Jamapará); E. M. Sebastião Barros Rodrigues (Jamapará); E. M. Paulino Fernandes (Aparecida); E. M. Bairro São João (Sapucaia); E. M. Dolores F. de Oliveira (Sapucaia); E. M. Theodora Alves da Silva (Anta); E. M. Pinheiral (Pião); E. M. Pião; E. M. Bom Jardim (Pião); e E. M. Boa Sorte (Sapucaia).

Para o prefeito Fabrício Baião, o dia 05 de junho deve ser visto como um dia de conscientização. “Todos precisam conhecer e debater sobre a importância da conservação e da preservação do meio ambiente. Nosso papel é educar nossas crianças para, desde pequenas, aprenderem que a natureza e nossas riquezas naturais são bens preciosos, fundamentais para nossa vida”, declarou.

O vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Chiquinho, agradeceu a presença de todos e disse estar muito feliz com as atividades do dia de hoje e com a grande participação das escolas no concurso cultural, que foi um sucesso. “Ações como esta são importantes para a conscientização de todos pela preservação do meio ambiente, principalmente as crianças que, ao abraçarem a ideia, contagiaram toda a família”, ressaltou.

Fotos: Sindiclei Baião