Educação

A Secretaria Municipal de Educação atende mais de 2.500 alunos, em 14 escolas municipais e três creches. No início do ano letivo, a secretária Lindalva Alípio promoveu um café da manhã com os professores para dar boas vindas e fortalecer os objetivos almejados pela pasta, de modo que os projetos sejam alcançados com sucesso.
Dentre as atividades desenvolvidas pela Secretaria, ao longo do ano, destacam-se:

Investimento na formação continuada de professores, no intuito de valorizar e promover a formação dos profissionais das Unidades Escolares. Assim, têm sido realizadas séries de palestras, oficinas, grupos e estudos sobre temáticas voltadas ao debate da educação, além do incentivo a participação em eventos regionais e nacionais. Há, ainda, reuniões mensais com os Diretores das Unidades e bimestrais com as Professoras das Escolas do Campo.
PROERD é o Programa Educacional de Resistência ás Drogas, projeto implementado pela polícia militar, que tem por meta conscientizar sobre questões relacionadas a drogas. Vários alunos do município participaram do programa e, ao fim do curso, foi promovida uma cerimônia para a entrega do diploma, que contou com a participação de inúmeras autoridades.

Os alunos das escolas municipais marcaram presença nas feiras da Saúde e Meio Ambiente, promovido pelas respectivas pastas.

Em agosto, aconteceu a revisão geral da frota, com reorganização das rotas de ônibus escolares (reduzindo o tempo de percurso) e a entrega de mais um ônibus do programa Caminho da Escola, que foi disponibilizado através de emenda do Deputado Federal Hugo Leal, apresentada ao orçamento da União em 2016, e financiado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

No mesmo mês, ocorreu o I Dia do Estudante Contra as Drogas, parceria entre as Secretarias de Educação, Assistência Social e Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com o projeto Guardiões da Vida. O Guardiões da Vida tem o objetivo de efetuar a prevenção contra a violência doméstica e o combate às drogas, promovendo o trabalho de visitas às escolas e a realização de palestras educativas sobre diversos assuntos, dentre eles a importância da guerra aos entorpecentes.

O prefeito Fabrício Baião frisou a importância dos professores neste processo. “Este é apenas o começo. Vamos levar o projeto para as salas de aula. A capacidade de influência dos professores é grande. Carinho e atenção dos docentes é fundamental para o trabalho de aproximação com os alunos. Precisamos, através do diálogo, estimulá-los.”, completou. Durante o evento, estudantes distribuíram flores para as mulheres da cidade, representando a paz, e no encerramento foi realizada ainda uma apresentação do Coral da Terceira Idade Serviço de Convivência e Fortalecimento, da Secretaria de Assistência Social.

Em setembro foram realizados, na Casa da Cultura de Sapucaia, os projetos: Inclusão: Plante esta ideia, em comemoração ao Dia Nacional da Luta das pessoas com Deficiência. Participaram o lutador do UFC Alex Cowboy e seu técnico André Tadeu; e a Oficina de práticas pedagógicas sobre sequência Didática. No dia 21, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, comemorando o Dia da Árvore, os alunos da rede municipal participaram de projeto de plantio de árvores, e foram conscientizados sobre a importância da preservação da natureza.

Em outubro, foi promovido, também na Casa da Cultura, o Café Literário, com a palestra Formação de professores e humanização: novas relações éticas e políticas na escola que acolhe, pelo educador César Nunes.
Em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o curso Cozinha Mil Gourmet contou com adesão de centenas de participantes em cada edição.

Neste período, visitas de alunos a vários pontos foram frequentes: Castelo de Itaipava, indústrias Mil, Recanto do Sarandi, Hotel fazenda Santa Helena e Museu de Petrópolis, entre outros.

O Desfile Cívico, no aniversário da cidade, foi marcado pela beleza e pela competência dos organizadores, com a participação de cerca de 900 alunos.

Para a secretária Lindalva Alípio, “quando sonhamos alto e grande, acreditamos numa realidade melhor e damos o primeiro passo nessa direção. Transformamos ideias em projetos, problemas em caminhos, desejos em conquistas, crianças em cidadãos, e sonhos em realizações”, encerra.