ESCLARECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Em relação a pacientes que realizaram teste rápido de Covid-19 no município, dentro do prazo estipulado, e tiveram resultado positivo, cabe ressaltar:

1) O teste de triagem, conforme sua própria bula descreve, tem 86,43 de sensibilidade, 99,57% de especificidade e 91,61% de total consistente.

2) Todas as nossas orientações são realizadas com base no resultado e na avaliação de sintomas apresentados pelo paciente. Pode sim, ocorrer a realização de outro teste sorológico nestes mesmos pacientes, confirmando negativo ou positivo. Como contraprova, porém, para validar este resultado, ideal seria realizar um teste de PCR, o que nem sempre é possível.

3) A Coordenação Epidemiológica trabalha confrontando os resultados com a situação epidemiológica do município, e com a sintomatologia de cada caso. No estágio inicial da infecção, falsos negativos são esperados, em razão da ausência ou de baixos níveis dos anticorpos e dos antígenos de SARS-CoV-2 na amostra. O resultado do teste positivo, por sua vez, indica a presença de anticorpos contra o SARS-CoV-2, o que significa que houve exposição ao vírus, não sendo possível definir apenas pelo resultado do teste se há ou não infecção ativa no momento da testagem.

4) Ressaltamos, ainda, que a equipe está aberta e aceita exames realizados em outros locais. Esses resultados devem ser interpretados por um profissional de saúde, considerando informações clínicas, sinais e sintomas do paciente, além de outros exames. Somente com esse conjunto de dados é possível fazer a avaliação e o diagnóstico ou descarte da doença. Ou seja, o teste rápido fornece parte das informações que vão determinar o diagnóstico da Covid-19, e cabe à equipe de saúde deliberar sobre os cuidados a serem adotados, com vistas ao bem-estar do paciente e também da população. Por fim, ressaltamos que vamos continuar trabalhando com o máximo cuidado e transparência na prevenção e combate do Coronavírus em nosso município.

Skip to content