Estação Ferroviária de Sapucaia será reformada

A Prefeitura de Sapucaia comemora mais uma grande conquista: foi liberada pela Caixa Econômica Federal (CEF) a verba disponibilizada pelo Ministério do Turismo para a reforma da antiga Estação Ferroviária do município. A liberação do valor de R$ 585.000,00 foi publicada no Diário Oficial da União em 04 de outubro de 2017 e informada pela CEF. Trata-se de um grande presente para Sapucaia, resultado do efetivo trabalho do prefeito Fabrício Baião junto ao Governo Federal em busca de recursos e desenvolvimento para a cidade.

A reforma total do Complexo da Estação Ferroviária de Sapucaia, possibilitada através do Programa Turismo, está orçada em R$ 596.700,00 e, conforme o Contrato de Repasse da Verba, firmado pelo município e o Ministério do Turismo, R$ 585.000,00 virão do Governo Federal e o restante, R$ 11.700,00, será a contrapartida da Prefeitura. A última reforma da Estação foi em 2000 e o início das obras está previsto para 2018.

Atualmente, a Estação abriga a Casa de Cultura de Sapucaia, a Biblioteca Municipal e alguns órgãos da Prefeitura, mas em breve voltará a ser utilizada como estação ferroviária para passageiros, com a efetivação do projeto do Trem Rio-Minas, mais uma iniciativa da Prefeitura em busca do fomento ao turismo local.

De acordo com o projeto do Trem Rio-Minas, realizado em parceria com a ONG Amigos do Trem, a experiência da viagem turística será algo realmente especial. Os passageiros da luxuosa litorina (vagão com motor próprio) Três Rios x Sapucaia serão recebidos por funcionários vestidos como nos anos em que foi inaugurada a Estação, trazendo para a viagem todo um ar histórico e artístico. E a litorina já realidade, pois foi comprada, passa por restauração e em breve estará funcionando.