Evento Abril Verde aborda Segurança e Saúde no Trabalho

A Prefeitura de Sapucaia, em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, realizou no dia 30 de abril o evento “Abril Verde”, na Casa da Cultura de Sapucaia. A iniciativa abordou questões sobre Saúde e Segurança no Trabalho e foi voltada para os servidores municipais, contando com a palavra de abertura do prefeito Fabrício Baião. “Precisamos prezar pela integridade física dos trabalhadores, assim como pelo seu bem-estar emocional, o que certamente gerará maior produtividade para as empresas e qualidade de vida para os funcionários”, afirmou o prefeito.

O evento teve a participação do ator Marciel Pires, que fez uma dinâmica de integração. Foram abordados durante a programação temas como: Noções de Segurança e Saúde do Trabalho (pelo consultor Jheancarlos Garcia); Técnicas sobre prevenção e combate a princípios de incêndio; Abandono de área; Primeiros socorros e doenças sexualmente transmissíveis – DST’s (temas apresentados pela equipe do SAMU); animais peçonhentos (pela equipe da Vigilância Sanitária); Saúde psicológica (pela equipe do CAPS); e Ginástica laboral, com Paola Saltori. Além disso, os participantes contaram com atendimento para aferição de pressão arterial e índice de glicose.

É importante ressaltar que acidentes de trabalho geram consequências ruins para os indivíduos (lesões, afastamento do trabalho, diminuição do salário, desgaste emocional, dificuldades financeiras); para as empresas e instituições (interrupção e atraso na produção, declínio na produtividade, danos a máquinas e equipamentos, tratamento médico e treinamento para substitutos); e também para o governo (acúmulo de encargos assumidos, aumento de impostos e preços), prejudicando em geral toda a economia.

Fotos: Sindiclei Baião