Forte temporal atinge Sapucaia e Prefeitura se mobiliza para solucionar a situação

Fortes chuvas atingiram a cidade de Sapucaia na noite de ontem, dia 20 de fevereiro. O temporal alagou algumas ruas da cidade, atingiu casas e destruiu boa parte da Escola Municipalizada de São João. Uma mangueira de grande porte também caiu, na curva perto da Praça da Estação, interditando por quatro horas a BR-393, que corta a cidade.

Assim que tomou conhecimento da situação ontem, o prefeito Fabrício Baião se deslocou para o local, mobilizando equipes da Prefeitura, como representantes da Defesa Civil e Secretarias de Obras e Assistência Social. Funcionários da Acciona (concessionária que administra a rodovia) e do Corpo de Bombeiros também estiveram envolvidos na ação. Desde então, o executivo vem acompanhando os trabalhos e tentando minimizar os problemas causados pelo temporal.

No Bairro São João, os estragos foram grandes, pois a água do Rio São João transbordou, passando sobre a ponte local, que ficou com as muretas de proteção quebradas. A água também invadiu algumas casas e moradores perderam seus pertences. A escola teve o muro destruído, e as salas invadidas pela lama e pela água, que chegou a atingir 1,20 m de altura. Carteiras, mesas, geladeira, freezer e alimentos destinados à merenda dos alunos foram danificados.

A Prefeitura, tendo à frente o prefeito Fabrício Baião, está neste momento nas ruas, mobilizada para resolver a situação e minimizar os estragos. Desde ontem o trabalho vem sendo realizado com máquinas e pessoal nos locais atingidos, ajudando na limpeza e recuperação. “Estamos atuando sem descanso, para que a população seja amparada da melhor forma e nos empenhando ao máximo para solucionar os problemas que as chuvas causaram”, afirma Fabrício.

A equipe da Secretaria de Assistência Social também está visitando as famílias que sofreram com o temporal no bairro São João e Subúrbio. Segundo a secretária Cleuza Galluzzi, foi feito um cadastro para que sejam realizadas hoje entrevistas com estes moradores, para que possa ser levantado o que efetivamente foi perdido com as fortes chuvas. “Nossa equipe está dividida pela cidade e estaremos levando cestas básicas a estas famílias, para que possamos atender emergencialmente a quem estiver precisando deste auxílio de alimentos”, declara Cleuza.

De acordo com a secretária de Educação Márcia Felipe, a creche de Sapucaia foi atingida pela água, mas já está sendo limpa. Já na Escola de São João, as aulas estão suspensas esta semana e serão transferidas a partir de segunda feira para a Igreja Metodista Wesleyana do bairro. “Lá os estragos foram grandes e a escola necessitará de uma reforma para voltar a funcionar. A equipe da Prefeitura e voluntários estão ajudando na limpeza e a transportar o que sobrou para a Igreja Metodista. Estamos unindo esforços para retomar as aulas na segunda-feira. Todos estão envolvidos”, afirma Márcia.

Uma equipe da Defesa Civil está no local fazendo uma nova avaliação da situação.

Fotos: Sindiclei Baião