II Conferência do Plano Municipal de Educação de Sapucaia reúne autoridades e docentes em Sapucaia

A Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Sapucaia, em parceria com a Prefeitura de Sapucaia e a Secretaria Municipal de Educação, realizou no dia 18 de agosto a II Conferência do Plano Municipal de Educação de Sapucaia.

Tal ação atende ao que determina o Art 6º da Lei 2708, de 08 de novembro de 2017, com o objetivo de acompanhar o processo de avaliação e monitoramento das metas e estratégias propostas no Plano Municipal de Educação para o período determinado na legislação vigente e suas alterações. Além disso, coube propor as reformulações que se fizeram necessárias sobre as políticas educacionais de Sapucaia e colaborar para definição de políticas educacionais que promovem as garantias das condições de oferta de ensino com qualidade, a valorização da diversidade e inclusão social.

Participaram da cerimônia de abertura da Conferência, além das servidoras representantes da Comissão de Monitoramento, Eliana Nogueira de Medeiros, Irani de Souza Pires, Loanda Dias Magiole Bevilacqua, Paola Cordeiro Fernandes e Rosimary Coutinho de Souza, o prefeito Fabrício Baião e o vice-prefeito Francisco de Assis Cavalcante (Chiquinho). Também estiveram presentes a avaliadora educacional do Ministério da Educação, Cíntia da Luz Rodrigues; a representante da Câmara dos Vereadores, Regina Alipio; a secretária de Educação, Márcia Felipe; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Adjaldina Pereira Araújo, entre autoridades, diretores, orientadores, professores e alunos da Rede Municipal de Ensino, servidores, profissionais da imprensa e a comunidade, representando a sociedade civil do município.

Em seu pronunciamento, o prefeito Fabrício Baião ressaltou o quanto os professores são importantes na vida dos alunos. “É muito bom quando a gente entra na sala de aula e encontra professores dedicados, que nos tratam com carinho e atenção. Precisamos reforçar esses valores de amor e cuidado, trazendo isso sempre para o ensino, para dentro da sala de aula”, disse.

Fabrício afirmou ainda que nunca influenciou nos assuntos que competem diretamente à Secretaria de Educação, como é o caso da nomeação dos diretores, por exemplo. “Não trago questões políticas pra dentro da administração pública e muito menos para a Educação. Meu objetivo é fazer com que a Educação avance, que o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) cresça; que possamos trazer mais recursos para cidade e melhorar cada vez mais a qualidade do ensino público de Sapucaia”, declarou.

Já o vice-prefeito Chiquinho agradeceu atuação da Comissão de Monitoramento do Plano Municipal de Educação e enalteceu também a atuação do corpo docente, que está sempre buscando melhores resultados, ressaltando a importância de olharmos pela Educação. A secretária Márcia Felipe, em sua fala de acolhida, também enfatizou o valor do trabalho da Comissão de Monitoramento como termômetro para identificar o que já foi alcançado e por onde ainda temos que avançar, ressaltando o comprometimento das integrantes da Comissão e a alta qualidade do que apresentaram.

E, ao final, convocou os presentes: “Convido todos vocês a unirem-se a nós, e juntos, com garra e determinação, vamos refletir sobre os novos rumos da Educação de Sapucaia. Somente com a contribuição de todos conseguiremos vislumbrar um futuro com uma Educação de mais qualidade. Acredito que, imbuídos de um mesmo propósito, conseguiremos atingir nosso objetivo, porque nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos! Unidos como um time, agindo em harmonia em busca do tão sonhado gol, que é uma Educação de qualidade! Você que deseja vestir esta camisa seja bem vindo a esta conferência!”, declarou.

A Conferência contou ainda com a realização de um momento cultural, através de uma apresentação de dança do grupo “Mineiro Pau”, da Escola Paulino Fernandes, de Aparecida. Aprovadas as alterações propostas, a Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Sapucaia encaminhará o documento à Secretária de Educação, que deverá proceder os trâmites para aprovação junto à Câmara de Vereadores.

Membros da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Sapucaia

A secretária Márcia Felipe e a Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação de Teresópolis

Fotos: Daniele Barizon/Secretaria de Educação