Ladeira de Anta é batizada com o nome da canção “Sá Marina”

Nesta terça-feira, dia 11 de setembro, um grande evento promovido pela Prefeitura de Sapucaia marcou a inauguração da Ladeira “Sá Marina”, em Anta, uma homenagem da cidade aos compositores Antonio Adolfo e Tibério Gaspar que, com sua música, engrandecem a cultura local.

A canção “Sá Marina” é inspirada na professora Dona Brasilina, que encantou os moradores de Anta com sua graça e beleza, incluindo o menino Tibério Gaspar, de apenas oito anos, que fez dela sua musa ao descrevê-la descendo a rua da ladeira, com sua saia branca costumeira, cheirando a flor de laranjeira.

Com letra de Tibério Gaspar e música de Antonio Adolfo, “Sá Marina” foi gravada pela primeira vez em 1968, por Wilson Simonal, e desde então já foi interpretada por cantores como Stevie Wonder e Ivete Sangalo, dentre vários outros, somando mais de 300 gravações.

O evento contou com a presença do prefeito Fabrício Baião, do músico Antonio Adolfo, e de Victor Maru, filho de Tibério Gaspar, que descerraram a placa de inauguração, que registra a letra da música. Secretários municipais, vereadores, autoridades políticas, alunos de escolas municipais e a população em geral também prestigiaram esta iniciativa da Prefeitura de homenagear os compositores que levaram o nome de Sapucaia ao topo do cenário da música nacional e internacional ao criarem “Sá Marina”, apenas um dos sucessos da dupla.

Durante a cerimônia, Victor Maru ressaltou sua honra em prestigiar este momento tão bonito. “Gostaria de fazer um agradecimento especial ao prefeito Fabrício Baião, pelo incentivo à cultura e educação, ponto diferencial para mudarmos esse país. Representando meu pai, sinto muita alegria em poder estar aqui, vivenciando este dia e agradeço ainda à Câmara de Vereadores, Secretaria de Obras e ao professor Alan, incentivador do projeto”, disse.

Já o músico Antonio Adolfo afirmou tratar-se de uma justa homenagem a ele e a seu parceiro Tibério Gaspar, que juntos criaram “Sá Marina”, em uma tarde em que estavam compondo na casa de Tibério. “Nossa inspiração realmente foi a professora Brasilina, que descia esta ladeira trazendo sempre sua alegria e pureza. A canção foi gravada por vários artistas e até hoje a ladeira é um grande orgulho para nós. A música vai até onde a gente não vai e fico emocionado e grato por tantas diferentes interpretações”, finalizou.

Para o prefeito Fabrício Baião, este é um momento histórico para o município. “Os compositores trabalharam essa letra com muito carinho e é muito bom para mim, que tenho uma paixão incrível por essa cidade, saber que essa marca maravilhosa começou aqui e ganhou o mundo inteiro. A ladeira é essa. É uma marca nossa e temos que pensar na importância desse registro e fazer com que essa ladeira tenha o valor que merece, pois tudo isso faz parte da nossa cultura e história”, destacou.

Em seguida, o músico Antonio Adolfo realizou a apresentação da canção “Sá Marina”,  acompanhado pelos músicos Sindiclei Baião e Alexsander Pires, da Banda Projeto Vip, juntamente com a intervenção cultural feita pelos artistas locais Marciel Pires e Larissa Magioli, que desceram a ladeira. Ao final, foi transmitido um vídeo no qual Tibério Gaspar, em junho 2015, manda uma mensagem para o povo de Anta e conversa com o professor Alan Francisco sobre a ideia de batizar a ladeira com o nome da canção. O fechamento do evento contou com a participação musical de Alan Francisco, que interpretou ao violão a canção “Minha história”, de Tibério Gaspar; e com a apresentação da Banda Projeto Vip (completa), que fez uma versão pop rock da canção “Sá Marina”.

Fotos: Sindiclei Baião