Membros da Citur Sapucaia participam de reunião sobre o desenvolvimento dos municípios envolvidos com o Trem Rio X Minas

 

Foi realizada ontem, dia 10 de maio, no Sebrae Três Rios, uma reunião para estabelecer estratégias voltadas ao desenvolvimento dos municípios envolvidos com o Trem Turístico Rio x Minas. Estiveram presentes gestores públicos de sete das oito cidades envolvidas, sendo elas Sapucaia, Três Rios, Chiador, Recreio, Além Paraíba, Leopoldina e Cataguases. Também compareceram os representantes da ONG Amigos do Trem, da empresa júnior da UFRRJ e da empresa Pomar Incentivos Fiscais, responsável por fomentar projetos e captar recursos.

Foi o Sebrae quem criou, para a ONG Amigos do Trem, o plano de negócios do produto turístico, apontando as possibilidades e a viabilidade da iniciativa. E agora está propondo aos municípios um plano de desenvolvimento turístico, identificando os atrativos, roteirizando e criando produtos para promover cada localidade.

Para o gerente regional do Sebrae, Jorge Pinho, o projeto é estratégico para fortalecer as relações entre os locais abrangidos:  “São grandes as expectativas com esse trabalho.  Pela primeira vez temos, na região, uma âncora turística integradora, capaz de juntar os municípios através de um atrativo.  Cabe agora trabalhar em parceria com estas cidades para fomentar seus produtos e preparar os empreendimentos e empreendedores para aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirão com o início da operação do Trem Turístico Rio x Minas.

Participaram da reunião o presidente da Citur (Comissão de Implementação Turística de Sapucaia), Leandro Marcelino, e a diretora de Arte e Cultura, também integrante da Citur, Dayanna Marques.

Para Leandro Marcelino, foi de grande importância conhecer mais a fundo o projeto do trem e o plano de negócios da ONG junto ao Sebrae. “Agora a Citur, associada aos nossos parceiros, tem a missão de criar um plano turístico eficiente para deixar Sapucaia cada vez mais atraente para os turistas, trazendo renda e desenvolvimento econômico para a cidade”, declara.