Município de Sapucaia tem assento no COEGEMAS

O município de Sapucaia agora tem assento no Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro (COEGEMAS).  A representante da cidade é a secretária municipal de Assistência Social, Cleuza Rodrigues Galluzzi, que atua também em nome dos gestores da Região Centro-Sul Fluminense. As reuniões acontecem mensalmente, com a finalidade de deliberar assuntos referentes à assistência, de acordo com as necessidades municipais, com o objetivo de provocar o Estado.

O órgão é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade representar os municípios junto às autoridades constituídas, no que se refere à política de Assistência Social. As principais ações do Colegiado incluem atuar como órgão de articulação e coordenação das ações comuns dos gestores municipais de Assistência Social, em prol do fortalecimento da política pública relacionada à área, e defender a Assistência Social como política de seguridade social, de acordo com os princípios constitucionais e as diretrizes da legislação de assistência.

Além disso, o COEGEMAS se propõe também a assegurar a diretriz municipalista da Assistência Social, buscando, além do atendimento qualificado, a consolidação de uma rede de serviços adequada à política nacional de assistência e às características locais e regionais.