NOTA OFICIAL DA SECRETARIA DE SAÚDE SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Em relação à vacina contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde informa que já foram aplicadas 4.500 doses ao grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde, incluindo atendimentos realizados por profissionais na zona rural e em residências, para pacientes acamados.

Informamos ainda que Sapucaia possui até este momento dois casos de H1N1 no município: o primeiro, cuja paciente encontra-se sendo atendida no Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios, e o segundo, um óbito, confirmado apenas na manhã desta segunda-feira, 11 de junho.

Reiteramos que trata-se de DETERMINAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE que seja vacinado neste momento APENAS O PÚBLICO-ALVO indicado (crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, profissionais da Saúde, professores, idosos acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas com comprovação médica). Para este grupo, a campanha segue até o dia 15 de junho, em todos os postos de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

A partir do dia 18 de junho, caso haja disponibilidade de vacinas, a campanha poderá ser estendida a crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos. A Secretaria Municipal de Saúde entende a preocupação da população e segue buscando alternativas para obter doses extras da vacina com outros municípios e por via federal, para atender aos grupos não prioritários.

Por fim, solicitamos a todos que realizem os cuidados básicos para prevenir novos casos:

Cobrir o nariz e a boca com lenço, ao tossir ou espirrar, e descartar o lenço no lixo apos uso.

• Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar.
  • No caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool gel.
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

Para informações adicionais, confira o vídeo gravado pela secretária de Saúde, Thaís Bittar:

Comunicado Oficial

Secretária de Saúde esclarece a respeito da vacina contra a gripe:

Publicado por Prefeitura Municipal de Sapucaia em Segunda, 11 de junho de 2018