NOTAS SOBRE O CORONAVÍRUS NO MUNÍCIPIO

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA – 13 de março de 2020

Considerando a propagação do novo Coronavírus (Covid-19) no país, assim como as medidas de prevenção, controle e contenção dos riscos, danos e agravos à saúde pública, o prefeito de Sapucaia, Fabrício Baião, decreta que fica antecipado o recesso escolar nas escolas municipais pelo período de 15 dias, a partir desta segunda-feira, dia 16 de março. Ou seja, NÃO HAVERÁ AULA na rede municipal entre os dias 16 e 31 de março. Informamos, ainda, que este decreto poderá ser prorrogado, conforme orientação posterior do Ministério da Saúde. Quaisquer informações adicionais serão veiculadas em nossos canais institucionais.

NOTA OFICIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – 13 de março de 2020

Foi notificado nesta sexta-feira, dia 13 de março, o primeiro caso SUSPEITO do covid-19 (coronavírus) em nosso município. Trata-se de paciente de 38 anos, que reside em Sapucaia e trabalha em outra cidade, e que teve contato com um casal de franceses, os quais não se sabe se estão com sintomas de gripe. Por medida de prevenção foi feita a coleta de material para o laboratório de referência estadual, e mantido o protocolo do Ministério da Saúde de isolamento domiciliar. Paciente encontra-se com quadro clínico de gripe estável, sem agravos, aguardando o resultado do exame. A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológia seguem monitorando o caso.
A recomendação geral é manter cuidados básicos de prevenção, como lavar as mãos com água e sabão; utilizar antissépticos à base de álcool; proteger o nariz e a boca em caso de tosse e espirro; e evitar aglomerações. Quaisquer novas informações serão divulgadas através de nossos canais institucionais.

COMUNICADO PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA – 14 de março de 2020

Considerando a necessidade de adoção de medidas excepcionais com o objetivo de resguardar o interesse da população na prevenção e no combate à propagação do Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Sapucaia RECOMENDA que sejam evitadas e/ou suspensas temporariamente atividades coletivas que envolvam a presença de público e aglomeração de pessoas, como eventos esportivos e de lazer, festas, comemorações, espetáculos e solenidades, conforme orientação do Governo do Estado, através do Decreto 46.970/20. Contamos com a colaboração de todos para que, unidos, possamos vencer esta batalha.

NOTA OFICIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – 15 de março de 2020

Foi notificado, na noite de 14 de março, o segundo caso SUSPEITO do novo coronavírus (covid-29) em nosso município. Trata-se de paciente de 58 anos, residente de Sapucaia, e que atualmente se encontra internada em Três Rios. Conforme protocolo, foi realizada coleta de material para o laboratório de referência estadual. A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológia seguem monitorando o caso. A recomendação geral é manter cuidados básicos de prevenção, como lavar as mãos com água e sabão; utilizar antissépticos à base de álcool; proteger o nariz e a boca em caso de tosse e espirro; e evitar aglomerações como eventos esportivos e de lazer, festas, comemorações e solenidades, conforme orientação do governo do Estado, através do Decreto 46.970/20. Quaisquer novas informações serão divulgadas através de nossos canais institucionais.

COMUNICADO – 18 de março de 2020

Com objetivo de resguardar o interesse da população na prevenção e no combate à propagação do novo Coronavírus, a partir do dia 19 até o dia 31 março, está suspenso o atendimento ao público nas repartições públicas do município. O trabalho interno dos servidores, porém, seguirá ocorrendo normalmente. Está medida faz parte do Decreto nº 4.018, de 17 de março de 2020, que prevê ainda outras ações, como a suspensão temporária de férias dos profissionais da Saúde e da Guarda Municipal, e o cancelamento da Feira do dia 20, que acontece na Praça do Fórum.