Turismo

Praça Miguel Couto Filho, 240 Centro – Sapucaia,RJ
Horário de Funcionamento: das 10 às 15 Horas de Segunda a Sexta-feira
(24) 2271-1171

 

A construção do Paço Municipal foi oficializada em 09 janeiro de 1880 pelo presidente da Câmara de Sapucaia, Major José de Souza Brandão, barão de Aparecida e estabelecido o custo máximo da obra em 50:000$000 réis, porém seu custo total ficou em 51:365$000 réis por aprovação de um aditivo feito ao contrato de construção.

Em 08 de março a obra foi autorizada depois que o vereador e advogado, Dr. Pedro de Alcântara Almeida Magalhães, Presidente da Comissão de Obras, solicitou que fosse colocada em arrematação.

Após avaliação de sete propostas apresentadas no dia 16, a Comissão de Obras definiu em 21 de abril daquele ano, que o empreiteiro Antônio Martins Neves, seria o responsável para construir o prédio da Câmara pelo preço inicial de 48:365$000 réis, acrescido em mais 3:000$000 réis, para colocação da cantaria lavada de sua imponente fachada, feita através de aditivo ao contrato inicial em fevereiro de 1882.

Em 22 de abril de 1880 o contrato foi assinado com o empreiteiro Antônio Martins Neves, que teve a incumbência de construir o prédio do Paço Municipal executando o projeto de acordo com as plantas elaboradas pelo Engenheiro Evaristo Honório da Veiga.

No dia 24 de outubro de 1881, os móveis, utensílios e documentação da Câmara foram definitivamente transferidos para o novo prédio do Paço Municipal, agora localizado no “Largo do Coronel Custódio”, próximo à Rua da Constituição, em frente à antiga Praça da Bandeira e atualmente Praça Governador Miguel Couto Filho (Árvore Grande).

A construção do Paço Municipal começou em abril de 1880 e terminou no fim de agosto de 1882, ano que se encontra exposto na sua fachada principal até os dias de hoje em baixo das iniciais CM. O prédio foi tombado em 06 de setembro de 1990 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC, através do Processo E-18/300.241/87 e hoje serve como sede da Prefeitura Municipal.

Rua Beira Linha, 96, Anta, Sapucaia – RJ

 

A estação de Anta, aberta em 1875, ficava localizada no antigo ramal de Porto Novo da EFCB. Incorporada pela Linha Auxiliar em 1911. A estação é a primeira em território do Estado do Rio de Janeiro, depois de a linha cruzar ovamente o rio Paraíba e retornar a ele. Em 1928, “do meio da ponte (que cruza o rio Paraíba) é perfeitamente contemplada a minúscula povoação de Anta, com a sua modesta capellinha irradiando a brancura das alvas paredes sobre as plagas verdes e devotas do território fluminense (…)

Saiba Mais

R. Mar. Floriano Peixoto, 182

(24) 2271-1413

O Complexo da Estação de Sapucaia foi inaugurado em 20/01/1871 pela E.F. Dom Pedro II no ramal de Porto Novo , reduzido em 1911 a bitola métrica e incorporação à Linha Auxiliar da EFCB (Estação Ferroviária Central do Brasil). A estação é a última em território do Estado do Rio de Janeiro, antes de alinha cruzar novamente o rio Paraiba e retornar a Minas gerais. Nossa primeira estação ferroviária destaca a importância da economia sapucaiense, pois com sua inauguração as toneladas de café que antes eram exportadas em lombos de mula, passaram finalmente a ser escoada pelos trens.

Saiba Mais

A Fazenda Lordello é uma das mais bonitas da região, foi construida na primeira metade do século XIX, em estilo mourisco pelo Marquês do Paraná, que no ano de 1841, adquiriu mais terras que faziam rumo com Lordello. Em 27 de março, o marquês do Paraná comprou do casal Manoel Antônio dos Santos e Maria Bernarda de Jesus mais uma porção; em 30 do mesmo mês, mais um tanto de D. Anna Victoria de Jesus; em 24 de maio, mais outra gleba de D. Constança Mar
ia de Jesus e, finalmente, em 20 de marco de 1848, mais uma porção adquirida de Francisco José Soares e sua mulher D. Anna Umbelina Barbosa, completando assim uma área que correspondia, na época, a pouco mais que duas sesmarias de meia légua em quadra, ou seja, 500 alqueires geométricos de terra.
Mas sua localização perto da divisa fez com que sempre tivesse sua história ligada à Além Paraíba.
Atualmente, a Fazenda do Lordello serviu de cenário para a novela global “Irmãos Coragens” e o filme “Xangô de Baker Street”.

 

Praça Barão de Aiuruoca, 90 Centro – Sapucaia,RJ

(24) 2271-1036

 

A Paróquia de Santo Antônio faz parte da Diocese de Valença e foi criada em 19 de janeiro de 1956. Hoje é Matriz de sete comunidades eclesiais: São Sebastião (Sapucaia de Minas); Nossa Senhora das Graças (Fazenda Santa Bárbara); São José (Serra Morena); São João Batista (Bairro São João); São José Operário (Bairro São José); Sant’Ana (distrito de Anta) e Santo Antônio (Vista Alegre). A cidade de Sapucaia é composta de duas Paróquias, sendo estas a de Santo Antônio e a da Imaculada Conceição da Aparecida, no distrito de Aparecida. Santo Antônio é o padroeiro municipal.

 

Estrada de Aparecida, RJ 154 Km1 – Sapucaia,RJ

(24) 9 9203-0285

O BALNEÁRIO 3 QUEDAS está localizado a 7 km do centro da cidade de Sapucaia – RJ, que fica a 160 km da capital, Rio de Janeiro. A altitude é de 215 metros acima do nível do mar, com clima temperado.

Trata-se de um local privilegiado, pois conta com uma enorme beleza natural. São 200 mil metros quadrados de área verde, remanescentes da Mata Atlântica, com uma riquíssima biodiversidade em fauna e flora.