Prefeito Fabrício Baião visita barragem da Usina de Anta para informações sobre sistemas de monitoramento e condições de segurança

O prefeito Fabrício Baião esteve nesta segunda-feira, dia 6 de janeiro, juntamente com os vereadores Nega, Sérgio Jardim e Dudu Legal, além do prefeito de Além Paraíba, Miguel Belmiro de Souza Júnior, visitando a barragem da Usina de Anta, para receber informações sobre os sistemas de monitoramento e as condições de segurança da estrutura.

Na ocasião, o gerente Celso Pires, engenheiro da Superintendência de Engenharia/Gerência da Geotecnia e Segurança de Barragens de Furnas, reafirmou às autoridades presentes a segurança do empreendimento, qualificando como lamentável o áudio que circulou na última semana, em grupos de Whatsapp, relatando de forma mentirosa e irresponsável supostas rachaduras na barreira e risco de inundação. Estava no local, também, o gerente de Operações da Divisão de Simplício, Geovanne Bemfica.

Conforme comunicado da Assessoria de Furnas, a barragem e os diques que integram o complexo hidrelétrico de Simplício são regularmente inspecionados pelos órgãos de regulação e fiscalização, como a Aneel, que avaliam seus protocolos de segurança.

Ainda de acordo com a empresa, na barragem estão instalados 256 instrumentos utilizados para monitorar as condições de segurança do local, subsidiando análises de comportamento e inspeções realizadas periodicamente nas estruturas.

Fotos: Sindiclei Baião