Prefeitura de Sapucaia inaugura novo Portal da Transparência

Já está no ar o novo Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Sapucaia. Mais completa e dinâmica, a página traz informações detalhadas sobre Receitas, Despesas, Empenhos, Licitações e Contratos, Transferências estaduais e federais, Orçamentos, Fornecedores, Gestão de Pessoas e Remuneração, Estrutura Organizacional e Consultas e Decretos Legislativos.

A atual gestão tem por objetivo elevar a cidade nos rankings estadual e nacional da Transparência (atualmente, Sapucaia ocupa a 432ª posição no Ranking Nacional da Controladoria Geral da União e 87ª no Ranking do Ministério Público Estadual), além de atuar com a máxima idoneidade, de modo que a população possa acompanhar e opinar sobre os gastos públicos, ao mesmo tempo em que fiscaliza o trabalho que vem sendo desenvolvido.

Ao disponibilizar um portal mais completo e detalhado à população, o governo Fabrício Baião está mais uma vez agindo com responsabilidade e fazendo o que deve ser feito, que é levar ao conhecimento dos cidadãos tudo que ocorre dentro da Prefeitura. “Nosso governo é um governo de ação, de serviço, e prezamos pela transparência em tudo que fazemos”, declara o prefeito.

Confira aqui a funcionalidade de alguns dos botões:

Receitas: Receita Municipal é a soma de impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos, arrecadados para atender às despesas públicas. O botão Receitas discrimina a relação dos empenhos a pagar, pela ordem cronológica, de acordo com a entidade e pela fonte originária de recurso.

Despesas: É o conjunto de despesas dos serviços públicos para custeio dos diferentes setores da administração. O botão Despesas traz seleção por entidade, natureza jurídica, ano e nome do favorecido.

Empenho: Segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. É o primeiro estágio da despesa pública. O botão Empenhos detalha as obrigações de pagamento da Prefeitura Municipal de Sapucaia.

Licitações e contratos: Traz o histórico de licitações públicas por entidade, período, palavra-chave e modalidade.

Despesas por Secretaria: É a despesa pública anual, discriminada por Secretarias.

Transferências estaduais e federais: Relatório de transferências efetuadas para o município.

Orçamento: Gasto total por entidade (Prefeitura, Fundos Municipais ou Câmara).

Fornecedores: Relação de fornecedores com nome e CNPJ.

Gestão de pessoas e remuneração: Quadro quantitativo de servidores por tipo de cargo e níveis salariais.

Estrutura organizacional: Estrutura de governo, com nomes e cargos que compõem a administração municipal.

Consulta de decretos, leis e portarias: Contém as leis e decretos municipais, desde o ano de 2004.

Clique aqui para acessar o novo  Portal da Transparênciahttp://sefazsapucaia.rj.gov.br/portaldatransparencia