Prefeitura de Sapucaia lança livro sobre símbolos locais

Emoção e satisfação marcam o evento de lançamento do livro “Sapucaia em Fotos e Versos”, promovido pela Prefeitura Municipal, através  da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e Departamento de Comunicação Social, nesta sexta, 27 de julho, na Praça Vitorino José de Souza, em Anta.

O livro é resultado de uma coletânea de imagens e poesias de autores locais sobre símbolos da cidade, como a Árvore Grande, o Morro do Cruzeiro, a Ponte Férrea, o rio Paraíba do Sul e a  Pedra do Pião, dentre vários outros.

O coordenador do trabalho, professor Alan Francisco Santos, agradeceu ao prefeito Fabrício Baião e ao vice, Chiquinho, por acreditar no potencial dos artistas e incentivar a cultura local.  Destacou o carinho e o apoio do Departamento de Comunicação, responsável pela diagramação, compilação e revisão do original. Comentou sobre a ideia da publicação, nascida de seu pai, Renato de Castro Santos, e das informações  trazidas de um livro sobre a mata atlântica com poesias de Drummond e outro sobre os pontos turísticos do Rio de Janeiro, que despertaram para o projeto.

Chiquinho falou do merecimento de Sapucaia em ganhar esta obra, que enaltece os autores do município.

Fabrício Baião reafirmou os valores culturais da cidade: “Quem diria que uma ladeira aqui em Anta daria nome  a um clássico, música que ficou conhecida no mundo inteiro nas vozes de intérpretes famosos como Stevie Wonder?”, referindo-se à Sá Marina, cuja letra, com permissão do autor Antônio Adolfo e da família de Tibério Gaspar, integram a coletânea.

O prefeito completou ressaltando o quanto é importante valorizar a história de símbolos como o Morro do Cruzeiro, que está sendo revitalizado e ganhou uma cruz iluminada, assim como outros lugares, com enorme potencial turístico. Parabenizou os poetas presentes no evento, como Hilton Alvine, Jorge Evilázio e Maria Margarida Lemgruber, entre outros. “Esse livro, que teve custo zero para a prefeitura e está sendo distribuído gratuitamente, é da história de Sapucaia e de todos nós, de cada canto que tanto amamos. Todos que, juntos, podemos fazer crescer nosso município”, finalizou.