Prefeitura de Sapucaia luta pela implantação do projeto do Trem Rio-Minas

O prefeito de Sapucaia, Fabrício Baião, participou, no dia 10 de julho, acompanhado do vice-prefeito Chiquinho, de uma reunião sobre o projeto do Trem Rio-Minas, organizada pela ONG Amigos do Trem, através de seu presidente Paulo Henrique do Nascimento. O encontro foi realizado na sede da Prefeitura de Três Rios e contou com a participação de prefeitos das 10 cidades envolvidas. Na ocasião, foi discutida a implantação deste projeto, que trata da revitalização do transporte sobre trilhos de passageiros, retomando a atividade ferroviária na região da Zona da Mata mineira e no Sul Fluminense.

A ideia do Trem Rio-Minas é promover uma viagem espetacular no trecho que engloba as cidades de Três Rios, Chiador, Cataguases, Além Paraíba, Volta Grande, Leopoldina, Recreio, Sapucaia e com possibilidade de chegar aos municípios de Santo Antônio de Pádua e Palma. “Considero esta iniciativa fundamental para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade, por isso venho lutando de forma efetiva por este projeto”, declara Fabrício.

O projeto prevê inicialmente um trecho de 120 quilômetros de malha ferroviária. A composição terá duas locomotivas, quatro vagões e dois carros-restaurantes. Os equipamentos são da década de 1970, oriundos da Fábrica Santa Matilde, estão sem utilidade, foram cedidos pelo DNIT e serão recuperados em parceria com a iniciativa privada. Este será o primeiro trem turístico interestadual do Brasil.

2 comentários em “Prefeitura de Sapucaia luta pela implantação do projeto do Trem Rio-Minas

• julho 11, 2017 em 11:53 am
    Permalink

Parabéns ao prefeito pela brilhante ideia, entretanto, infelizmente a atual situação econômica do país e porque não dizer especificamente do Estado do Rio de Janeiro, inviabiliza a solidez de um projeto como esse, importantíssimo para região! Não há credibilidade política para viabilizar um projeto desse nível….vai necessitar várias licitações!

Resposta
    • julho 11, 2017 em 1:14 pm
      Permalink

Olá Manoel, Este projeto irá se realizar por que junto ao apoio do poder publico, serão comercializados vagões para empresas privadas, cada empresa de grande porte pagará uma quantia para ter um vagão com sua arte ou logomarca, EX Vagão da Coca Cola, Vagão Vale, Vagão TNT, e assim será feito!

Resposta