Prefeitura de Sapucaia luta pela implantação do projeto do Trem Rio-Minas

O prefeito de Sapucaia, Fabrício Baião, participou, no dia 10 de julho, acompanhado do vice-prefeito Chiquinho, de uma reunião sobre o projeto do Trem Rio-Minas, organizada pela ONG Amigos do Trem, através de seu presidente Paulo Henrique do Nascimento. O encontro foi realizado na sede da Prefeitura de Três Rios e contou com a participação de prefeitos das 10 cidades envolvidas. Na ocasião, foi discutida a implantação deste projeto, que trata da revitalização do transporte sobre trilhos de passageiros, retomando a atividade ferroviária na região da Zona da Mata mineira e no Sul Fluminense.

A ideia do Trem Rio-Minas é promover uma viagem espetacular no trecho que engloba as cidades de Três Rios, Chiador, Cataguases, Além Paraíba, Volta Grande, Leopoldina, Recreio, Sapucaia e com possibilidade de chegar aos municípios de Santo Antônio de Pádua e Palma. “Considero esta iniciativa fundamental para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade, por isso venho lutando de forma efetiva por este projeto”, declara Fabrício.

O projeto prevê inicialmente um trecho de 120 quilômetros de malha ferroviária. A composição terá duas locomotivas, quatro vagões e dois carros-restaurantes. Os equipamentos são da década de 1970, oriundos da Fábrica Santa Matilde, estão sem utilidade, foram cedidos pelo DNIT e serão recuperados em parceria com a iniciativa privada. Este será o primeiro trem turístico interestadual do Brasil.