Prefeitura de Sapucaia promove ações em celebração ao Outubro Rosa

A Prefeitura de Sapucaia, através da Secretaria de Saúde, realizou na terça-feira, 16 de outubro, um ciclo de palestras na empresa Paraibuna Embalagens. A ação é mais uma para marcar a celebração do Outubro Rosa, mês de luta contra o câncer de mama.

Na ocasião, a enfermeira Rúbia Aguiar e a coordenadora de Vigilância em Saúde Ana Paula Mazza falaram sobre a doença e os cuidados na sua prevenção, como vida e alimentação saudável, autoexame e manutenção dos exames de rotina. Num segundo momento, a moradora de Sapucaia, Cely Cunha de Jesus, falou sobre sua experiência de ter vencido um câncer de mama, o tratamento pelo qual passou e o apoio de familiares e amigos, emocionando a plateia.

A Prefeitura de Sapucaia vem realizando, ao longo do mês, diversas ações para divulgação do tema, como palestras de conscientização, exames preventivos e testes rápidos nos postos de saúde. Dia 18, haverá uma palestra no Colégio Maurício de Abreu, às 19h30, com o mastologista Dr. Ricardo Ribeiro, e show do músico Alan Francisco. No dia 23, acontecerá a Caminhada Outubro Rosa, que sairá da Praça do Fórum às 9h, com destino à Praça da Árvore Grande. Em seguida, palestra e atividades de alongamento com fisioterapeuta.

Para a secretária de Saúde, Thaís Bittar, é primordial chamar atenção para o assunto: “O tipo de câncer mais comum entre as mulheres é o de mama. Precisamos falar sobre isso, para reforçar a necessidade de prevenção e a possibilidade do diagnóstico precoce”, disse.

O prefeito Fabrício Baião destacou a importância dos eventos e elogiou a disponibilidade das mulheres que aceitaram falar sobre o que passaram: “Temos em nossa cidade mulheres guerreiras que venceram o câncer e que estão dividindo conosco suas experiências, no intuito de ajudar às outras. Vamos ouvir nossas guerreiras. A prevenção é a melhor arma nessa luta”, encerrou Fabrício.

Confira abaixo o vídeo institucional gravado com depoimentos de mulheres sapucaienses que venceram o câncer de mama:

Outubro Rosa

Publicado por Prefeitura Municipal de Sapucaia em Terça-feira, 2 de outubro de 2018

Fotos: Divulgação / Secretaria de Saúde