Prefeitura de Sapucaia promove coleta seletiva solidária

A Prefeitura de Sapucaia, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), realiza no município o projeto Coleta Seletiva Solidária, que acontece todos os dias nas principais ruas do Centro, por meio da utilização de carrinhos. Em outros pontos específicos, a coleta é feita com um caminhão que foi doado à Prefeitura pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) exclusivamente para a coleta seletiva.

O trabalho é realizado pela Cooperativa de Reciclagem Cooper Elizabeth, que possui oito cooperados. A população pode ajudar fazendo a separação do material e colocando nos pontos distribuídos no primeiro distrito, chamados Ecopontos. O recolhimento do óleo vegetal usado também é muito importante e faz parte da coleta seletiva. O óleo pode ser armazenado em garrafas PET e deixado nos Ecopontos, não devendo ser jogado no solo, no rio e nem na pia/esgoto, o que acaba causando entupimento nas redes coletoras.

A Secretaria de Meio Ambiente, liderada pelo vice-prefeito e secretário Francisco de Assis Cavalcante (Chiquinho), vem trabalhando incessantemente pela preservação do meio ambiente na cidade e reconhece a importância da coleta seletiva. Uma das ações que vem sendo realizada é a gincana do óleo, que incentiva a reciclagem do óleo vegetal entre as famílias. Recentemente, a SEMADES modernizou a fachada de sua sede, que agora conta com uma placa de identificação.

Mas o que é coleta seletiva?

Coleta seletiva  é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados. Dentre estes  materiais recicláveis, podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.

Por que separar o lixo?

A separação do lixo serve para identificar os materiais que são “resíduos” (descartes que ainda têm alguma utilização possível por meio da reciclagem ou reutilização) e os “rejeitos” (aqueles que já não podem ser utilizados novamente). A separação do lixo evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.

O que é reciclagem?

Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que este se torne novamente uma matéria-prima ou produto.

Qual a importância da coleta seletiva?

A importância da coleta seletiva é justamente a redução dos impactos ambientais do consumo. Quando separamos o lixo (ou o que sobrou do que consumimos), facilitamos muito o seu tratamento e diminuímos as chances de impactos nocivos para o ambiente e para a saúde da vida no planeta.