Prefeitura de Sapucaia promove eventos de turismo, agricultura e artesanato no fim de semana

A Prefeitura de Sapucaia, através das Secretarias de Agricultura; de Cultura, Esporte e Lazer e da Citur (Comissão de Implementação Turística), com apoio do Sebrae e da Emater Rio, promoveu, nos dias 3 e 4 de maio (sexta e sábado), o evento Agrotur, Fórum de Desenvolvimento Local, que congregou a Feira do Produtor Rural, a segunda edição do Festival Trilhos Arte e Gastronomia e  a finalização do projeto de Artesanato Criação e Identidade.

No dia 3, sexta-feira, o prefeito Fabrício Baião recebeu na Casa da Cultura de Sapucaia a visita do secretário de estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, Eduardo Lopes, e autoridades locais, como os prefeitos de Três Rios, Josimar Salles, e de Engenheiro Paulo de Frontin, Jauldo Neto, além de secretários e vereadores locais e das cidades de Três Rios, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Engenheiro Paulo de Frontin, Comendador Levy Gasparian e Paraíba do Sul.

O gerente regional do Sebrae, Jorge Pinho, falou sobre a importância do turismo para as cidades da região, e entregou ao município um Estudo de Potencialidades Turísticas, realizado pelo Sebrae, para auxiliar no desenvolvimento do setor. “Tivemos a oportunidade, junto com a Prefeitura de Sapucaia, de construir um estudo de potencialidade turística, que agora entrego oficialmente ao prefeito e ao secretário de estado de agricultura, pontuando a importância do turismo rural para a cidade e para a região”, disse Jorge Pinho.

A diretora de Administração e Finanças da Emater Rio, Karla da Silva Alverca, comentou sobre a relevância da agricultura e colocou-se à disposição para auxiliar os municípios e os produtores rurais.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Sapucaia, Dudu Legal, parabenizou os envolvidos no evento, frisando a importância do turismo: “O turismo hoje está crescendo muito, e Sapucaia só tem a ganhar com isso: vão vir pessoas de fora, visitar e conhecer nossa história”, falou.

O vice-prefeito Francisco de Assis Cavalcante (Chiquinho) agradeceu a presença de todos: “Quero cumprimentar os presentes. Hoje é dia de alegria para nós. Esse evento é motivo de esperança. Não é fácil atravessar essa crise que vem passando o nosso estado, e o Brasil de forma geral. Nossa força está na boa-vontade, na luta e na disposição para vencer as dificuldades. E temos visto esperança no turismo local. Estamos trabalhando para que coisas boas aconteçam”, frisou Chiquinho.

O prefeito de Três Rios, Josimar Salles, falou sobre o projeto de resgate do Trem Rio-Minas, que logo estará funcionando e trará oportunidades para a região. “O projeto vai trazer oportunidades para o artesanato, para a gastronomia, para a hotelaria e para o desenvolvimento do comércio das cidades envolvidas”, pontuou.

O prefeito de Engenheiro Paulo de Frontin, Jauldo Neto, parabenizou os responsáveis pelo evento: “Quero cumprimentar o prefeito Fabrício Baião e também o secretário Eduardo Lopes, que sempre esteve conosco enquanto senador, e está agora também como secretário, ajudando a fomentar o setor da agricultura na região”, disse Jauldo.

O secretário de estado de agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, Eduardo Lopes, reforçou a importância do turismo rural, colocando-se à disposição para auxiliar no que for necessário: “Podem contar comigo para fazer esse roteiro do turismo rural em Sapucaia. Quero também dizer aos municípios aqui representados pelos prefeitos e secretários, que podem contar com a minha atuação e também da Emater para fomentar a área de agricultura local. Meu gabinete está de portas abertas, afirmou”.

O prefeito Fabrício Baião falou sobre as dificuldades enfrentadas no início do governo e também sobre o momento vivido agora: “Tivemos algumas dificuldades no início do nosso mandato, como dívidas e folha de pagamento atrasada. Mas tudo isso passou, nós conseguimos equilibrar. Daqui para a frente, as coisas vão começar a acontecer. Já temos bastante recursos, inclusive parcerias com o governo do estado, que vamos assinar agora. Aliás, quero agradecer também ao Jauldo, que pela amizade com o governador, nos proporcionou algumas oportunidades. Nós precisamos, secretário Eduardo, do seu apoio, da tecnologia da sua secretaria para desenvolver também a piscicultura no nosso município. Necessitamos de apoio também na manutenção das nossas estradas. Eu e os colegas aqui prefeitos, e secretários de outras cidades, contamos com o senhor”, encerrou Fabrício.

Em seguida, o diretor do Programa de Artesanato Criação e Identidade, Cocco Barçante, apresentou aos presentes o trabalho desenvolvido pelos artesãos locais.

A partir das 19h, teve início o Festival Trilhos, Arte e Gastronomia: o público marcou presença nas tendas do Artesanato e do Produtor Rural, apreciando a arte e a gastronomia local com seus doces, pratos e bebidas artesanais. Às 20h, aconteceu a apresentação da Camerata de Violões de Três Rios e, às 22h, show com Fanny e Tato.

No dia seguinte, a partir das 20h, tivemos a apresentação de artistas locais e a primeira apresentação da Fanfarra Municipal, fruto do Projeto Educart, da Secretaria de Educação. Às 22h, encerrando o festival, tivemos show com Luau.

Fotos: Sindiclei Baião