Prefeitura de Sapucaia publica decreto que institui situação de emergência nas áreas afetadas pela chuva

A Prefeitura de Sapucaia publicou na segunda-feira, 25 de fevereiro, decreto que institui situação de emergência nas áreas específicas do município afetadas pela chuva do último dia 20.

A inundação ocorrida na cidade e bairros causou situação de vulnerabilidade a cerca de 560 habitantes, além de destruição e danos em unidades habitacionais e no PSF do bairro São João; danos na Escola Municipalizada do Bairro São João; destruição parcial de uma ponte na Zona Rural do bairro São João; destruição parcial de pavimentação em paralelos de diversas ruas; obstrução e entupimento de rede de águas pluviais; destruição de meio fio, calçadas e sarjetas; destruição de rede de esgoto sanitário, tampões e grelhas de ferro fundido; e sistema de drenagem superficial duramente afetado.

O evento causou paralisação de transportes da zona rural, não permitindo a retirada de produtos como hortaliças e pecuária leiteira. O comércio de restaurantes, bares e armazéns sofreu perdas de material e equipamentos como freezers, geladeiras e outros. Foi registrado um volume de chuvas superior a 70 mm em 2h.

As localidades afetadas na zona urbana foram os bairros Centro, Subúrbio, Metrama e São João. Na zona rural, houve problemas na Bacia do Rio São João.

Danos materiais estimados:

Prejuízos públicos: R$ 260.000,00, podendo chegar a R$350 mil.
Prejuízos privados: R$ 89.000,00, podendo chegar a R$120 mil.

Foram afetadas 112 residências e oito estabelecimentos comerciais, além de três propriedades rurais.

Foto: Sindiclei Baião