Prefeitura de Sapucaia realiza evento em comemoração ao Outubro Rosa

Este mês a Prefeitura de Sapucaia aderiu à Campanha Outubro Rosa, um movimento mundial para a conscientização sobre a importância do exame preventivo do câncer de mama e seu diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população a respeito do assunto, a Secretaria Municipal de Saúde vem promovendo diversas ações e atividades.

Ontem, dia 18 de outubro, foi realizado no Colégio Maurício de Abreu um evento para a celebração do Outubro Rosa, contando com uma palestra apresentada pelo mastologista Dr. Ricardo Ribeiro. O médico falou sobre o câncer de mama, suas implicações, formas de diagnóstico e tratamento. Ele também explicou a todos que, se descoberta no início, a doença apresenta grandes chances de cura.

Durante o evento, que contou com a presença do prefeito de Sapucaia, Fabrício Baião, e da secretária de Saúde Thaís Bittar, além da população local, a Prefeitura prestou uma homenagem a algumas mulheres sapucaienses que enfrentaram com força e coragem o câncer de mama: Cely, Andreia e Elivanete.

Para Fabrício Baião, este assunto deve ser tratado com seriedade, pois o câncer de mama é uma doença silenciosa e muito perigosa, mas que com diagnóstico precoce e tratamento adequado pode ser curada. “Prova disso são nossas guerreiras, que passaram pela doença, lutaram pela vida, e agora se encontram restabelecidas. Parabéns a cada uma delas!”, disse.

Thaís Bittar agradeceu a participação do Dr. Ricardo Ribeiro, com esclarecimentos tão importantes, da população e o apoio do prefeito. “É primordial falarmos sobre este assunto. Quanto mais conhecimento tivermos sobre a doença, mais fácil será enfrentá-la”, disse.

Ela ressaltou ainda que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão com campanha de conscientização e que no dia 23 será realizada a Caminhada Outubro Rosa, saindo da Praça do Fórum às 9h. “Contamos com a participação da população”, declara Thaís.

O final do evento foi animado com uma apresentação musical do professor Alan Francisco e um coquetel de confraternização.

Fotos: Sindiclei Baião