Prefeitura de Sapucaia realiza oficina para gestores

A Prefeitura Municipal de Sapucaia, através das Secretarias de Fazenda e Controle Interno, promoveu na sexta, 01 de setembro, no auditório da Cidade da Saúde, a oficina “Etapas da Despesa Pública”, voltada para gestores e servidores do município. O objetivo do evento, apresentado pela advogada e administradora, Dra. Thais Penna Lindenmayer, é prover a atualização e modernização do atendimento público, por meio do papel dos responsáveis pela decisões no processo da execução da despesa.

A partir do debate e da troca de experiências, o prefeito Fabrício Baião, seus secretários e colaboradores diretos puderam conversar e identificar as dificuldades de cada Pasta, equacionando em conjunto as possíveis soluções. De acordo com o secretário de Fazenda, Cleiton Tavares de Oliveira, reuniões como essa são primordiais para o ajuste da gestão e para que as decisões tomadas sejam sempre as melhores, priorizando o que efetivamente é importante.

Para a secretária de Saúde, Thaís Bittar, é vital focar no planejamento e na capacitação dos servidores para que todas as fases da administração sejam cumpridas a contento. “Iniciamos o governo, num primeiro momento, sem memória e com herança passiva. Agora, é hora dar sequência aos planos”, disse.

A oficina abordou as etapas da despesa sob a ótica da previsão legal (normas gerais de licitações e contratos); contratação pública; fase interna e seus objetos (compras, obras e serviços e pregão); regimes de execução; formação de preços; e planilha e disponibilidade orçamentária.