Prefeitura de Sapucaia tem queda de repasse de mais de R$ 1 milhão e 200 mil no mês de abril

Os efeitos da pandemia do Coronavírus estão se refletindo nas contas das prefeituras da região Centro-Sul. Em Sapucaia, a queda nos repasses realizados em abril pelo Governo do Estado, relativos a tributos como IPVA, ICMS e IPI, entre outros, comparado ao mesmo período do ano anterior, chegou a R$ 1.238.167,48.

Por outro lado Sapucaia, assim como outras cidades, vêm registrando um aumento expressivo de despesas decorrentes do enfrentamento à Covid-19. A Folha da Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, aumentou cerca de 140 mil mensais, em função da contratação de novos médicos e enfermeiros, fora materiais e insumos. Além disso, foi necessário elevar a despesa com a aquisição de 2.500 kits de merenda escolar para distribuição aos alunos, a um custo aproximado de R$ 150.000,00. Deste valor, apenas R$ 24.000,00 foi pago com recurso Federal destinado a merenda, o restante foi pago pelo Tesouro.

Para minimizar os efeitos da crise, a atual gestão vem realizando uma série de medidas, desde o princípio: corte no salário do prefeito, em 40%, e do vice-prefeito e secretários, em 30%; diminuição de gastos com combustíveis; horas extras; água e luz, dentre outras.

Reconhecendo as dificuldades, o Congresso aprovou uma ajuda financeira para auxiliar os municípios, que está aguardando a sanção do presidente (portanto, vale frisar, ainda não foi recebido). Para Sapucaia, caberá R$ 1.435.829,17, dividido em 4 parcelas de R$ 358.957,29, mais uma parcela única de R$ 260.217,69, diretamente para a Saúde.

Embora o valor seja bem-vindo, neste momento será insuficiente para dar conta das despesas. Comparando o valor da perda real com o auxílio a ser recebido, podemos perceber que este mal cobre a defasagem do mês de abril, sendo que para maio, esperamos perdas superiores a R$ 1,400.000,00. Por isso seguimos realizando, com responsabilidade, as medidas de contenção necessárias ao equilíbrio financeiro e orçamentário da Prefeitura e ao bem-estar da população.