Valorização da Cultura

Muitas foram as realizações da Prefeitura Municipal de Sapucaia relacionadas à Cultura neste primeiro ano de governo do prefeito Fabrício Baião. Resgatando a cultura e as tradições sapucaienses, a Prefeitura investiu nas manifestações populares, a exemplo do Festival de Verão, grande evento gratuito realizado no mês de fevereiro em Anta e Sapucaia, com a presença de diversos artistas do cenário sertanejo. Foram 12 shows, com um público estimado em mais de 10 mil pessoas.

O Carnaval foi marcado por folias de rua, com a valorização dos talentos musicais locais e, em abril, um grande espetáculo reuniu a população em um momento especial de fé e união: “A Paixão de Cristo”, a tradicional Via Sacra, uma ampla produção de cenários, músicas e figurinos que reuniu cerca de 1700 expectadores no Parque de Exposições da cidade. Esta foi a 14ª edição do evento, que há sete anos não era realizado por falta de apoio. O espetáculo contou com a participação de 98 atores em cena, todos pessoas da comunidade local, interessadas no desenvolvimento cultural da cidade.

Buscando incentivar o acesso à Cultura, no mês de maio, a Biblioteca Municipal “Josino Miranda”, que funciona na Casa da Cultura de Sapucaia, foi reaberta ao público após uma reestruturação para melhor atender os cidadãos.

Já no mês de junho, um importante evento foi promovido pela Prefeitura: a Exposição “Aproximando Olhares”, realizada na Casa da Cultura de Sapucaia, reunindo fotos, quadros, objetos e documentos históricos com o objetivo de relembrar e contar a história do município, que está completando 143 anos de emancipação político-administrativa. A mostra teve duração de 16 dias e foi visitada por cerca de 1400 pessoas.

A tradicional Festa de Santo Antônio, promovida pela Igreja Católica no mês de junho, em comemoração ao padroeiro da cidade, recebeu especial atenção e apoio da Prefeitura. Trata-se de uma festa que já faz parte do calendário oficial do município, reunindo as famílias sapucaienses e atraindo um grande contingente de turistas para a cidade, através de uma programação repleta de atrações.

Todo o apoio foi dado também à Festa de Sant’Ana, que aconteceu em julho, em Anta. O evento contou com grande participação da população em todos os dias. A Praça Victorino José de Souza foi toda revitalizada, através de um projeto de paisagismo, jardinagem e iluminação, e entregue à população de Anta como um presente. Durante a Festa, a Prefeitura retomou a realização da tradicional Gincana Esportiva e Cultural, que movimentou a cidade com competições e provas esportivas e intelectuais, valorizando a cultura brasileira.

Dentro deste grande evento, também foi realizado o 24º Festival Antense da Canção, que por anos não acontecia. Com 21 músicas participantes, o Festival foi um grande sucesso, reunindo o que há de melhor na área musical da cidade e revelando grandes talentos.

Ainda em julho, a Prefeitura apoiou a realização da 6ª Festa da Ponkan, na comunidade do Quilombo, uma festa que acontece todos os anos, já tradicional e presente no calendário de eventos de Sapucaia como uma importante manifestação cultural da cidade.

Outra importante realização da Prefeitura foi a 12ª Expo Fest do Produtor Rural de Santa Cruz, promovida em agosto, com diversas atividades e atrações para a população, como exposições de produtos hortifrutigranjeiros, artesanato, e agroindústria caseira, além da 3ª e 4ª Etapas do Campeonato Regional de Velocross.

Buscando a valorização da música de raiz, a Prefeitura promoveu ainda o evento musical “Varanda de Caboclo”, que percorreu os distritos do município com apresentações de grandes músicos da cidade.

Na área teatral, grandes eventos foram realizados. O Festival de Teatro de Sapucaia teve sua 18ª edição promovida este ano, pela primeira vez com entrada gratuita e aberta à comunidade. O evento, que aconteceu em setembro, foi composto por 11 espetáculos, em nove dias de apresentações, contando com a participação de mais de 1800 expectadores.

Outro destaque ficou por conta do Grupo Teatralha, que apresentou em Sapucaia, em outubro, o espetáculo gratuito “Digital: no apontador do lápis”, no formato Performance/Dança/Teatro, tendo como foco a reflexão do desenvolvimento das múltiplas formas de identidade humana.

A Prefeitura apoiou ainda a realização do III Incena – Mostra de Dança de Sapucaia, no mês de outubro, com 21 números de dança apresentados em um único dia por 126 alunas, no palco do Teatro Luz (Colégio Maurício de Abreu), contando com a participação de um público de 530 pessoas.

Desta forma, o governo Fabrício Baião reafirma sua preocupação com a valorização dos movimentos e tradições culturais em Sapucaia. “A questão cultural está diretamente ligada à educação e formação do nosso povo. O livre acesso a manifestações artísticas possibilita o desenvolvimento intelectual da população e a preservação das raízes e tradições culturais da nossa terra”, declara o prefeito Fabrício Baião.