Prefeitura Municipal lança Mapa Turístico de Sapucaia em noite memorável

Uma noite memorável, que certamente marcou a história do município. Assim foi o evento de lançamento do Mapa Turístico de Sapucaia, realizado ontem, dia 11 de abril, pela Prefeitura, através da Citur – Comissão de Implementação Turística de Sapucaia. A iniciativa reuniu cerca de 200 pessoas na Casa da Cultura Manoelina Vieira Francisco e contou ainda com o apoio das instituições Grupo Mil, ONG Amigos do Trem, SEBRAE, FIRJAN, SICOMÉRCIO Três Rios e Secretaria Estadual de Turismo.

Autoridades governamentais e cidadãos sapucaienses participaram em peso do evento e para fechar a noite, a presença do trem Rio-Minas, projeto que terá início no segundo semestre, encantou a todos. Além do prefeito de Sapucaia, Fabrício Baião, fizeram parte da composição da mesa de honra a deputada federal Laura Carneiro; o prefeito de Levy Gasparian, Valter Luis Lavinas Ribeiro; o prefeito de Volta Grande, Jorge Luiz Gomes da Costa;  o presidente da Câmara de Vereadores de Sapucaia, Warner Pereira Gomes; o presidente da Representação Regional da FIRJAN/CIRJ no Centro Sul Fluminense, Alceir José Corrêa; o gerente regional do Sebrae, Jorge Pinho; o presidente da Citur e diretor de Comunicação da PMS, Leandro Marcelino; e o diretor geral do Grupo Mil, Josemo Corrêa de Mello.

A subsecretária de Turismo e coordenadora do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, Nea Mariozz, também prestigiou o evento, que representou o ponto de partida para discussões acerca de políticas públicas para o turismo; a reflexão sobre o desenvolvimento dos potenciais turísticos locais; as identidades decorrentes de impactos geográficos; antropológicos e sociais do município; e a necessidade de parcerias para o planejamento e a execução de projetos turísticos futuros.

Em seu pronunciamento, a deputada Laura Carneiro destacou o empreendedorismo do prefeito Fabrício Baião, que viu no Turismo um caminho certo de desenvolvimento para Sapucaia. Segundo ela, as inúmeras emendas propostas e já aprovadas para o município são resultado do trabalho incansável do prefeito e sua articulação em Brasília. “Sapucaia tem locais incríveis para se conhecer e a criação deste mapa turístico vem facilitar a divulgação das potencialidades da cidade, que terá sua Estação reformada para receber com honra o trem Rio-Minas. Parabenizo a Prefeitura e a Citur, que trabalham para reabilitar a região, com visão de futuro e provando que políticas públicas e sérias são possíveis. Promover o desenvolvimento é a nossa função”, disse.

Fabrício Baião falou sobre a importância do lançamento do mapa e agradeceu os cerca de R$ 6 milhões em recursos que estão sendo investidos em Sapucaia em emendas parlamentares. “Precisamos ter paciência para esperar o momento do nascimento dos nossos projetos. As coisas vão acontecer e os sapucaienses precisam acreditar nisso. Vamos valorizar nossa cidade, vamos resgatar a autoestima de nossa população e acreditar no potencial do município. Estamos gerando nossos sonhos e vamos vê-los realizados”, afirmou. Continuando a investir na proposta de valorização do turismo, o prefeito anunciou ainda a realização, no mês de junho, de um Campeonato Nacional de Rafting em Sapucaia, que acontecerá pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro, e ainda valendo vaga para a etapa mundial, a ser realizada na Austrália.

Durante o evento, foi entregue pela Câmara Municipal, através da vereadora Regina Alípio, uma Moção de Aplauso ao diretor geral do Grupo Mil, Josemo Corrêa de Mello,  por seu empreendedorismo e responsabilidade social, assim como pela atenção, apoio e parceria dedicados ao município de Sapucaia. A atuação do empresário pode ser comprovada pelos diversos projetos que vêm sendo realizados pelo Grupo Mil na cidade, como o auxílio para reforma desta Estação; a realização do Curso Cozinha Mil Gourmet e do evento Servir Social, assim como pelo grande investimento aplicado na viabilização do Trem Rio-Minas, através da reforma de seus vagões.

Ao final da noite, o grande público aguardou ansioso a chegada do Trem, composto por duas locomotivas e um vagão restaurante, que veio em tempo hábil, embora com um pouco de atraso, devido a obstruções encontradas na linha férrea que em alguns municípios não está totalmente preparada ainda. Acompanhando o vagão, estava o presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento. O trem permanece em Sapucaia até sábado de manhã, para exposição e visitação durante o Festival Trilhos – Arte e Gastronomia, que começa hoje às 19h, na Casa da Cultura de Sapucaia.

Para o presidente da Citur e diretor de Comunicação da PMS, Leandro Marcelino, o lançamento do Mapa Turístico da cidade e a implantação do Trem Rio Minas vêm coroar e reafirmar o trabalho da Comissão de Implementação Turística de Sapucaia que, desde que foi criada, vem atuando efetivamente em prol do desenvolvimento do setor no município, tanto que Sapucaia recebeu indicação para se tornar uma cidade de interesse turístico e agora já faz parte do mapa turístico brasileiro. “Acreditamos no potencial do nosso município e nosso objetivo é dar visibilidade à Sapucaia, gerando renda e movimentando a economia”, afirmou Leandro. E, para mostrar à população que Sapucaia tem, sim, muito potencial turístico a ser explorado, o presidente da Citur divulgou durante o evento o vídeo produzido pela Comissão sobre as belezas da cidade.

Veja aqui a íntegra do vídeo das potencialidades turísticas de Sapucaia: