Prefeitura realiza trabalho de mobilização junto a produtores rurais de Sapucaia

Dentro do contexto das ações do Projeto Cidades Empreendedoras, a Prefeitura de Sapucaia promoveu nas últimas semanas, através de uma iniciativa conjunta das Secretarias Municipais de Agricultura e Educação, Rodas de Conversa com os produtores rurais de Santa Cruz e do Quilombo. O objetivo dos encontros, realizados com o apoio da Emater, foi mobilizar os pequenos agricultores familiares a participarem da Chamada Pública de Alimentação Escolar, para o fornecimento de alimentos para a merenda das escolas da rede municipal.

Participaram das reuniões, realizando a exposição do tema, a secretária de Agricultura, Roberta Pereira; a secretária de Educação, Márcia Felipe; e Leonardo Corguinha, gestor  público da Secretaria de Educação. “Estamos apresentando aos pequenos agricultores do município a Chamada Pública para a compra de produtos para a merenda escolar, para que possamos utilizar a verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com nossos próprios produtores rurais. Alguns não fornecem os alimentos por falta de conhecimento e outros por não terem a documentação exigida. Então estamos orientando os agricultores e os incentivando a participar”, afirma a secretária de Educação, Márcia Felipe.

Trata-se de um importante trabalho do Núcleo Executivo Operacional (NEO) de Agricultura Familiar e os resultados já têm aparecido, o que pode ser verificado pelo interesse demonstrado pelos agricultores familiares. “As reuniões que fizemos foram para debater esses assuntos, divulgar a Chamada Pública e explicar sobre a documentação exigida para participar do processo, como a necessidade de inscrição dos produtores, emissão de nota fiscal eletrônica e certificação digital”, declara a secretária de Agricultura, Roberta Pereira.

De acordo com Roberta, o trabalho já rendeu bons frutos, pois vários produtores procuraram as Secretarias de Agricultura e Educação para obterem mais informações sobre a nova Chamada, que acontece em 26 de setembro. “Estamos muito felizes com o resultado desta ação, pois desta forma os dois lados estão sendo beneficiados: os agricultores familiares, que receberão os recursos do PNAE; e Prefeitura, que vai poder comprar alimentos de um maior número de produtores rurais”, comemora a secretária de Agricultura.

Fotos: Divulgação / Secretarias Municipais de Agricultura e Educação