Projeto “Secretaria de Educação Itinerante” é sucesso em Sapucaia

A Secretaria de Educação de Sapucaia realizou, no dia 18 de outubro, a primeira ação do Projeto Secretaria Itinerante. A iniciativa aconteceu no Centro Educacional Municipal do Pião Professora Dezilma Marques de Carvalho (CEMP) e foi um grande sucesso. O objetivo foi estreitar os laços entre a escola e os setores internos da Secretaria de Educação, além de trazer os serviços da Secretaria para mais perto dos que estão nas unidades escolares.

A Diretoria Administrativa da Secretaria se fez presente e pôde acompanhar de perto todas as demandas necessárias para o bom funcionamento da escola, os pontos positivos e as reais necessidades que ainda precisam ser sanadas. Desta forma, poderá trabalhar para melhorar ainda mais o que existe de bom na unidade e ajudar o máximo possível nas demandas solicitadas pela escola.

A ação contou ainda com a presença de uma nutricionista, que realizou a averiguação da documentação de controle da merenda escolar da unidade, fiscalização na área de estocagem dos alimentos, conferência de validades e orientação sobre a higienização da área de produção da merenda. Ela também conversou com as merendeiras para debater os pontos a serem melhorados dentro da unidade com relação às áreas de alimentação e nutrição.

A Coordenação de Educação Inclusiva aproveitou a oportunidade para rever estratégias do PEI (Plano Educacional Individualizado) dos alunos com NEE para o quarto bimestre e fazer o planejamento para adaptações curriculares. A Supervisão Educacional conferiu os diários de classe, bem como o calendário escolar, verificando o cumprimento dos dias letivos previstos e os dados a eles referentes.

O setor responsável pelo programa Conviva Educação presenciou a interação entre os profissionais da escola e os setores da Secretaria de Educação que lá estavam presentes, além de coletar dados indispensáveis ao funcionamento da plataforma Conviva.

A representante do setor de Almoxarifado e Bens Patrimoniais também esteve presente. Verificou o estoque de almoxarifado da escola e notou as demandas relativas aos bens patrimoniais. Observou, juntamente com as merendeiras, a conservação dos utensílios de cozinha e também se ateve para o mobiliário escolar, que será substituído em breve por mobiliário novo já adquirido pela Secretaria.

O coordenador de Transporte participou da ação e fez a regularização de algumas rotas escolares. Com as novas rotas implantadas, o setor conseguirá poupar recursos sem deixar de atender a todos os alunos que necessitam de transporte. O setor de Recursos Humanos esteve presente para esclarecer dúvidas e orientar os servidores a respeito da vida profissional e do novo plano de carreira.

Vale ressaltar que, a pedido dos professores, a Secretaria de Gestão de Pessoas se fez presente para regularizar o acesso ao contracheque. A presença da profissional indicada pela Secretaria foi importante, pois além de realizar o trabalho solicitado, esclareceu dúvidas e deu orientações sobre gestão.

A Secretária de Educação realizou ainda uma reunião com o diretor da escola e seu adjunto, além de vários atendimentos a professores e outros profissionais da unidade escolar. Concluindo a visita, foi promovida uma reunião com os professores do segundo seguimento. Nesta reunião, foram esclarecidas dúvidas e ouvidas sugestões e solicitações. A secretária Márcia Felipe se colocou à disposição para o que julgassem necessário e agradeceu por esta parceria de sucesso.

A ideia agora é levar a Secretaria Itinerante a outras unidades escolares. Esta foi a primeira ação realizada pelo projeto, que tem como objetivo estreitar os laços entre as unidades escolares e a equipe pedagógica e administrativa da Secretaria. “Este projeto está sendo valioso para o desenvolvimento e otimização do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação”, ressalta Márcia Felipe.

Fotos: Divulgação / Secretaria de Educação