Sapucaia alcança 4° lugar no Programa Cidades Empreendedoras

Nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, Sapucaia esteve presente no seminário Rio Open Gov – Inovações para o Governo, no Centro de Convenções Sulamérica, Rio de Janeiro. A ação, inspirada nos grandes eventos internacionais da atualidade, é uma parceria do Sebrae com a Associação Estadual dos Municípios (Aemerj), e tem por objetivo discutir tendências e soluções para o futuro da administração pública, através de programação simultânea em três ambientes divididos em espaço de palestras temáticas, mostra tecnológica e área para contatos e articulação.

Dentre os temas discutidos estavam: Governo 4.0 (como a inovação e a tecnologia podem promover o desenvolvimento territorial e agilizar o atendimento ao cidadão); Governança Empreendedora para o Desenvolvimento Regional e Cidades Inteligentes e Colaborativas. Na oportunidade, foi realizado ainda o evento de reconhecimento e premiação do Programa Cidades Empreendedoras, do qual Sapucaia participou, junto com outras nove cidades do estado, conquistando o 4°lugar.

O Programa Cidades Empreendedoras trata de temas como motivação, dinâmica e comprometimento no serviço público. A finalidade é oferecer, por meio da coordenação, integração e articulação de diferentes áreas, soluções positivas para implantação ou expansão de ações que fortaleçam os pequenos negócios, propiciando o aumento do fluxo econômico e da qualidade de vida da população.

Durante meses, técnicos e consultores do Sebrae realizaram reuniões periódicas com o Comitê Gestor Municipal, composto por secretários e servidores de Sapucaia, orientando e buscando estratégias para o desenvolvimento de áreas como agricultura familiar, educação empreendedora, compras públicas, ambiente de negócios e desburocratização, dentre outras.

“É uma honra participar deste projeto, principalmente com todas as dificuldades que nossa cidade vem enfrentando. Vivemos um momento financeiro difícil, mas estamos lutando; estamos honrando nossos compromissos e buscando, com todas as nossas forças, através do trabalho em equipe, entregar ao fim do nosso governo uma cidade melhor para o cidadão sapucaiense. O projeto nos proporcionou muito conhecimento e muitas ações positivas. Agradeço ao Sebrae e a todos os servidores que estiveram conosco nessa empreitada”, disse o prefeito Fabrício Baião.

Estiveram presentes no evento, além do prefeito Fabrício Baião, os secretários municipais de Educação, Márcia, Felipe; de Fazenda, Alessandro Batista; de Saúde, Sidnei Ferreira; a subsecretária de Agricultura, Roberta da Costa Pereira; e o diretor de Indústria e Comércio e coordenador do Comitê Gestor Municipal, Cleiton Tavares. As cidades participantes da edição 2019 do Programa Cidades Empreendedoras foram: Sapucaia, Cabo Frio, Macuco, Magé, Mangaratiba, Mesquita, Porciúncula, Quissamã, Tanguá e Teresópolis. Teresópolis, Macuco e Porciúncula conquistaram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugares.

Fotos: Sindiclei Baião