Sapucaia apresenta Estudo de Potencialidades Turísticas realizado pelo Sebrae

A Prefeitura de Sapucaia realizou nesta quarta-feira, dia 3 de julho, dois eventos para apresentação do Estudo de Potencialidades Turísticas do município: o primeiro aconteceu às 9h, no Esporte Clube Independente, em Jamapará, e o segundo às 17h, na Casa da Ilha, em Sapucaia. O estudo, feito por consultoria especializada, foi promovido pelo Sebrae-RJ.

Durante dois meses, técnicos estiveram na cidade visitando vários locais e conversando com moradores, empresários, comerciantes e servidores públicos, com objetivo de analisar a percepção de cada um a respeito da área, assim como identificar as características peculiares da cidade, através de metodologia de pesquisa que envolve a situação do setor; caracterização de oferta; análise da demanda; dos riscos e oportunidades; tendências; e forças e fraquezas.

A análise concluiu que, dentre os entrevistados, 96% consideraram que as rodovias de acesso estão em ótimas ou boas condições; 88,8% consideram limpas as ruas, avenidas e praças; 68,9% acham que o município está preparado para receber o turista, e 88,2% indicam Sapucaia e região para visitação. Deduziu, ainda, que a cidade tem forte vocação para o Turismo Cultural; Turismo Rural; Turismo de Aventura e Turismo Ferroviário com o trem Rio-Minas.

O técnico que conduziu o estudo, Jarbas Modesto, falou à plateia sobre a importância do setor, afirmando que a cadeia produtiva do turismo impacta diretamente 54 atividades econômicas. “O turista talvez não venha à cidade para comprar um sapato. Mas vem consumir no restaurante, na pousada. E o dono da pousada compra na sapataria. O turista não vem comprar uma lata de tinta. Mas o dono do hotel precisa da tinta pra pintar a parede do quarto. E assim todo mundo se beneficia”, disse.

O convidado do Sebrae, Daniel Freitas, proprietário da Fábrica de Orquídeas, em Paty do Alferes, comentou sobre sua experiência de negócio e o Turismo Rural em sua cidade: “Quando nos dedicamos ao que gostamos, e trabalhamos em conjunto, com esforço e boa-vontade, as coisas se realizam”.

O prefeito Fabrício Baião agradeceu aos presentes e à parceria com o Sebrae-RJ, destacando as ações que vem sendo desenvolvidas pela prefeitura: “No primeiro ano de governo eu fui ao Ministério do Turismo, como fui em outros ministérios solicitar recursos. Mas, para receber recursos, precisamos ter demandas, ter um diagnóstico, um conselho. Por isso é importante esse trabalho de elaborar o mapa da cidade, como nós fizemos; de reativar o Conselho Municipal de Turismo, criado em 2003, para fazer com que sejamos lembrados. Depois vem a parte mais importante, que são vocês: o comércio, os hotéis, as pousadas. Hoje nós só fazemos parte do circuito turístico nacional, por que temos agência de viagem, hotéis, pousadas locais, que aceitaram se cadastrar no Ministério do Turismo. Esse ano vamos sediar a etapa final do Campeonato Brasileiro de Rafting. O turismo traz oportunidades, e temos que estar preparados para elas. Quando entrei no governo, tínhamos 18 pendências no CALC. Hoje a gente tem uma prefeitura com o nome limpo. Vamos continuar trabalhando, juntos, pelo desenvolvimento de Sapucaia”, encerrou.

Fotos: Sindiclei Baião

Casa da Ilha, Sapucaia:

Esporte Clube Independente, Jamapará: