Sapucaia comemora Dia da Árvore e incentiva a preservação ambiental

Sapucaia comemorou o Dia da Árvore com uma cerimônia realizada no dia 21 de setembro, na Casa da Cultura. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), e teve como objetivo refletir sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza.

Participaram da cerimônia o prefeito de Sapucaia, Fabrício Baião; o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Francisco de Assis Cavalcante (Chiquinho); a secretária de Educação, Márcia Felipe; entre outros secretários, lideranças políticas, empresariais, institucionais e a população sapucaiense.

Durante o evento, foi realizada uma palestra com as analistas do Convênio de Regularização de Recursos Hídricos do Instituto Estadual do Meio Ambiente – INEA, Camila Serena de Souza Pinto e Ana Paula Ferreira Santos da Costa, que falaram sobre a questão das queimadas e do reflorestamento.

Aconteceu ainda a premiação da Gincana Óleo Amigo, realizada nas escolas municipais com o objetivo de recolher o óleo não utilizado para descarte de maneira correta. A cada garrafa pet de dois litros, o estudante recebia um selo verde e o aluno de cada distrito que conseguisse juntar mais selos, dentre as escolas participantes, ganharia uma bicicleta.

Os vencedores da gincana foram os alunos José Armando Gama de Araújo, da Escola Municipal Maria de Lourdes Salomão, da Metrama; e Cauã da Silva Santana, do Centro de Educação Municipal Antense – CEMA Anta. Os três primeiros lugares de cada escola participante também foram homenageados com outras premiações.

Para o prefeito Fabrício Baião, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de conscientização. “Todos precisam saber sobre a importância da conservação e preservação do meio ambiente, pois a árvore é um grande símbolo da natureza, um bem precioso e uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos, sendo fundamental para a vida na terra, pois ela proporciona o oxigênio que respiramos, a sombra que nos refresca e diversos frutos que nos alimentam.”, declara.

A SEMADES gostaria de fazer um agradecimento a todos os que colaboraram para o sucesso da iniciativa, em especial aos servidores Dionatan e Marciel, pela ornamentação do local e por sua dedicação ao evento, e ressalta que os alunos ainda podem continuar levando óleo de cozinha para as escolas ou deixando nos Ecopontos, pois a Secretaria vai continuar recolhendo.

Fotos: Sindiclei Baião