Sapucaia é destaque em revista regional de turismo

O município de Sapucaia é foco da matéria principal da edição nº 21 (referente ao mês de maio/2018) da Revista Destinos Serra & Mar, que tem distribuição em todo o estado do Rio de Janeiro. De acordo com a publicação, após incluir-se em alto estilo no mapa turístico nacional, a cidade investe esperanças de um futuro promissor na implantação do Trem Rio-Minas, capacitando profissionais da rede hoteleira, bares e restaurantes para melhor atender aos visitantes. Tudo isso fruto da atuação do prefeito Fabrício Baião, que acredita no potencial da cidade e tem trabalhado incessantemente para que Sapucaia se desenvolva de forma contínua e eficaz.

O Trem Rio-Minas passará por oito cidades dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre elas Sapucaia. Serão duas locomotivas com 15 vagões, com capacidade para 860 passageiros, uma saindo de Três Rios e outra de Cataguases, em um percurso de 168 quilômetros. Dentre os atrativos da viagem – que inclui belezas com a do lago do complexo hidrelétrico de Simplício, além de rios, serras e fazendas, que remontam ao tempo das grandes plantações de café, do século XIX – está a antiga Estação Ferroviária de Sapucaia, inaugurada em 1871, quando a ferrovia chegou à cidade.

A Revista destacou também a realização do evento que marcou a chegada do Trem Rio-Minas à cidade, no dia 11 de abril, quando foi lançado o Mapa Turístico de Sapucaia. Na oportunidade, o mapa contendo o roteiro de atrativos da cidade foi apresentado e distribuído às autoridades e ao público presente na cerimônia, promovida na Casa da Cultura. No mesmo dia, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro havia realizado, pela manhã, o cadastramento dos artesãos do município, visando o fortalecimento do setor e o crescimento da cidade. E, no dia seguinte, o Festival Trilhos – Arte e Gastronomia, encantou a população ao reunir, em duas noites agradáveis, muita arte, excelente culinária e uma bela exposição do artesanato local.

De acordo com o prefeito de Sapucaia, Fabrício Baião, estas ações são só o começo do desenvolvimento socioeconômico do município: “Devemos valorizar e investir em nossa arte e cultura. Sapucaia tem talentos extraordinários e muito potencial para o turismo. As coisas vão acontecer e os sapucaienses precisam acreditar nisso. Vamos valorizar nossa cidade, vamos resgatar a autoestima de nossa população e acreditar no potencial do município. Estamos gerando nossos sonhos e vamos vê-los realizados. Vem muito mais por aí”, disse Fabrício na ocasião.

A publicação destacou, ainda, as raízes indígenas de Sapucaia e sua vocação para esportes de aventura, como o Rafting, realizado nas corredeiras do Rio Paraíba do Sul. E chamou atenção para o evento que acontecerá entre os dias 08 e 10 de junho, quando a cidade receberá uma etapa eliminatória do Circuito Brasileiro de Rafting, valendo vaga para o mundial da Austrália. Neste período, estarão no município cerca de 400 atletas, entre instrutores e adeptos. No dia 10 de junho haverá também uma etapa do Projeto Corrida UFF, reunindo atletas e praticantes de caminhadas, que cumprirão um circuito de 10 km, entre o centro do 1º distrito e o distrito de Anta. A edição conclui a reportagem destacando as belezas naturais e arquitetônicas locais, que certamente farão o turista se apaixonar.