Sapucaia forma alunos do PROERD para prevenção ao uso de drogas e violência

Autoridades do município participaram nesta quinta, 12 de julho, na Casa da Cultura de Sapucaia, da Formatura do PROERD. O Programa Educacional de Resistência às Drogas consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família, para oferecer atividades educacionais em sala de aula, com o objetivo de prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ideia é preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas.

O projeto, desenvolvido nas redes pública e particular de ensino, dispõe de quatro policiais militares instrutores, com atuação nas cidades de Sapucaia, Três Rios, Levy Gasparian, Paraíba do Sul e Areal. Com o auxílio do livro do estudante, organizado em 10 lições, o programa é aplicado durante um semestre letivo e direcionado a crianças na faixa etária entre nove e 11 anos, correspondente ao quinto ano do ensino fundamental.

Através das atividades propostas em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado fornece aos jovens estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistirem à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o PROERD também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.

Participaram da formatura 109 alunos do quinto ano das escolas CEMA Profª Carmem Resende Moreira Pacheco; Escola Municipal São João e Escola Municipal Drª Maria de Lourdes Salomão. Além da secretária de Educação, Márcia Felipe, e de diretores e representantes das escolas, esteve presente na solenidade o coronel Luciano de Almeida, Comandante do 38° BPM, a soldado e instrutora social Fabiane Amaral e Silva e o representante do Conselho Tutelar, Elson.

Durante a cerimônia, foram entregues medalhas para as melhores redações desenvolvidas pelos participantes em sala de aula, premiando-se um aluno por turma, além de medalha e troféu para a melhor redação, que foi lida pelo aluno vencedor.