Sapucaia ganha força turística

A Comissão de Turismo de Sapucaia, formada pelo diretor de Comunicação, Leandro Marcelino; pela diretora de Cultura, Dayanna Marques; e pelo coordenador de Turismo, Marciel Pires, participou nos dias 27 e 28 de setembro da maior feira turística do país – a Expo Internacional de Turismo. A quarta integrante da Comissão e chefe de Gabinete da Secretaria de Fazenda, Vitória Coutinho Ottero, não pode estar presente pois estava representando a Secretaria em outro evento.

Em sua 45ª edição, a Feira foi realizada pela ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem) no Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo as principais potências turísticas da atualidade, como agências de viagem, operadoras de marketing, polos turísticos tradicionais e possíveis novos polos, fomentadores e formadores de opinião, financiadores públicos e privados.

A programação do evento incluiu circuitos de discussão e palestras com importantes nomes dos segmentos, além de reuniões para visualização de novas metas e ações. De acordo com Leandro Marcelino, a Comissão alinhou suas metas juntos a várias esferas importantes, como a TURISRIO e a Secretaria de Estado de Turismo, na representatividade do secretário estadual Nilo Sergio Felix, além de fechar uma importante parceria com o INEA – Instituto Estadual do Ambiente, para a abertura de trilhas e captação de recursos para a construção do Horto Municipal.

Com todo o material, experiências e conhecimentos adquiridos, a Comissão agora irá promover pequenos treinamentos para os hotéis e pousadas da cidade, alguns já em andamento com o Pronatec, incentivando também a formação de novos agentes de viagens e dando a eles os mecanismos de como localizar as melhores operadoras de viagem do Brasil e do exterior, para incluir a cidade nos principais roteiros do país.

Segundo Dayanna Marques, a feira foi um verdadeiro sucesso e o Rio de Janeiro contou com oito representantes. “Ter nossa cidade incluída entre os grandes fortalecedores de Turismo é motivador para o sucesso de todas as diretrizes que estamos formando”, disse. Participaram do evento grandes potências turísticas, como Paraty, Búzios, Cabo Frio e Petrópolis, e Sapucaia fixou sua presença na divulgação de suas belezas e atrativos.

De acordo com Marciel Pires, “quando as pessoas começaram a ver e ouvir sobre nossa pequena cidade, suas histórias e aventuras, foi um verdadeiro sucesso”. A feira serviu como um termômetro para a continuidade do trabalho, deixando claro o quanto de potencial a cidade tem para se tornar um dos municípios que mais receberão turistas nos próximos tempos.

Desta forma, a Comissão de Turismo tem a certeza de que de fato estamos no caminho do desenvolvimento, com ações sólidas, de valorização, e principalmente geradoras de renda para a cidade.