Sapucaia inaugura Espaço de Coworking

Incentivar o empreendedorismo local, essa é a vocação do SapCow, o coworking criado pela Prefeitura de Sapucaia para atender à necessidade de pequenos e micro empreendedores que tenham como core business do seu negócio projetos de geração de emprego e renda.

O coworking, lançado no mês de outubro de 2019, faz parte da estratégia da cidade de ofertar uma administração menos burocrática e com maior resultado, tanto é que o projeto faz parte do Plano de Governo ligado diretamente ao programa “Sapucaia: A caminho do Desenvolvimento”, e será ampliado para o distrito de Jamapará, em 2020.

Com o lançamento desse novo serviço ao cidadão, a intenção do município é dar suporte para que ideias inovadoras tenham incentivo e se desenvolvam, resultando, a médio e longo prazo, em renda, trabalho e novos investimentos por toda a cidade.

Pode-se dizer que esse é o único coworking do Estado do Rio de Janeiro neste formato: municipal, custeado pela cidade e que não exige, necessariamente, que os participantes executem serviços para a prefeitura. A essência do SapCow é empreendedora, valorizando as boas ideias.

Como funciona

Sabe aquela ideia que você tinha e não sabia como implementar ou desenvolver? O SapCow te ajuda neste processo de desenvolvimento e avaliação de viabilidade.

O SapCow tem um regimento interno próprio, alinhado à Sala do Empreendedor Sapucaiense. Nele o cidadão interessado tem todas as informações necessárias sobre regras e funcionamento. A seleção de empresas interessadas em utilizar o espaço é feita por manifestação de interesse, que orienta sobre as vagas ofertadas, bem como os critérios de seleção. As empresas aprovadas não têm custo algum para utilização do espaço.

Esse é um retorno dos impostos que o cidadão já paga e que está sendo revertido em um bem público e no incentivo ao desenvolvimento de projetos sociais que trarão benefícios à sociedade e à cidade.

Sapcow

O Sapcow é o primeiro espaço de coworking público municipal da Região Centro Sul. A Prefeitura Municipal de Sapucaia juntamente com SEBRAE, FIRJAN RR CENTRO SUL, JUCERJA, AGERIO, BRADESCO E BANCO DO BRASIL promovem suporte técnico e orientação financeira. São disponibilizadas uma sala de 65m² para reuniões, capacitações e sessão de negócios/contatos, duas salas refrigeradas de 16 m² climatizadas, com internet e tendo acesso aos serviços de parceiros, transformando-se em um local de fomento a inovação ao empreendedorismo na cidade. Para os próximos meses estão sendo planejados mais itens de customização do SapCow, com o objetivo de ampliar a rede de criação, criatividade, fomento e trabalho compartilhado.

Coworkers

A StartUp Tinguá Games, que encontra-se em incubadora tecnológica no IFFRJ – Campus Paulo de Frontin, resolveu iniciar suas atividades empresariais em Sapucaia, consolidando a empresa Fusion Soluções Tecnológicas, que está sendo a primeira empresa em regime de incubadora na SapCow.

Os atrativos fundamentais são o suporte tecnológico e técnico, além das frequentes interlocuções com os atores regionais da Indústria de Alimentos e Metal Mecânica do município. O corpo técnico da empresa, grande parte formandos em Mestrado na área Desenvolvimento de Jogos Digitas, já criou soluções para Petrobrás, projetos de simulação de perfuração de poços de petróleo, Rock In Rio (CCXP ) e BGS 2016, além de ter premiações junto ao Ministério da Cultura (Prêmio Ferreira Gullar).

A empresa tem desenvolvido soluções para Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Holograma, com aplicações na indústria, no ensino e na medicina. Em 2020, a empresa lançará o 1° Game Educativo do Brasil, totalmente aderente à BNCC.  A expectativa dos sócios Adriano Mello, João Vitor de Souza e Moises Rezende é atingir o faturamento expressivo em 2020; para isso, a companhia conta com investidores anjos para realizar seus projetos.

“Vimos em Sapucaia uma oportunidade interessante de estarmos no Rio de Janeiro e termos a tranquilidade de desenvolver projetos de impacto. Além da segurança, vimos o empenho do município em querer nossa presença e assim desenvolver um novo ambiente de negócios focado em tecnologia”, conclui João Vitor.

Entre em contato com a Sala do Empreendedor e tenha mais informações: (24) 2040 – 2129, ou nos visite: Rua Maurício de Abreu, n° 161 – Centro – Sapucaia – RJ. E-mail: invistasapucaiarj@gmail.com

Fotos Divulgação