Sapucaia inserida no mapa turístico brasileiro

O potencial turístico de Sapucaia vem sendo amplamente valorizado pela Prefeitura Municipal, que inclusive criou uma Comissão voltada para o desenvolvimento do turismo no município. Esta Comissão tem trabalhado de maneira efetiva para que a cidade ganhe representação no cenário nacional e através de sua atuação, Sapucaia recebeu indicação para se tornar uma cidade de interesse turístico e agora já faz parte do mapa turístico brasileiro.

Várias ações marcaram o ano de 2017 na área de desenvolvimento turístico. O principal projeto trabalhado pela Prefeitura foi a implantação do Trem Rio-Minas, que trata da revitalização do transporte sobre trilhos de passageiros, retomando a atividade ferroviária na região da Zona da Mata mineira e no Sul Fluminense. O prefeito Fabrício Baião participou de várias reuniões sobre este tema, juntamente com a ONG Amigos do Trem e prefeitos dos municípios envolvidos. A ideia do Trem Rio-Minas é promover uma viagem espetacular no trecho que engloba as cidades de Três Rios, Chiador, Cataguases, Além Paraíba, Volta Grande, Leopoldina, Recreio, Sapucaia e com possibilidade de chegar aos municípios de Santo Antônio de Pádua e Palma.

O projeto prevê inicialmente um trecho de 120 quilômetros de malha ferroviária. A composição terá duas locomotivas, quatro vagões e dois carros-restaurantes. Este será o primeiro trem turístico interestadual do Brasil, considerado pelo prefeito como uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento do turismo na cidade, gerando crescimento econômico, empregos e renda para Sapucaia.

E para receber o Trem Rio-Minas, a boa notícia do ano foi que o município contará ainda com a reforma de sua antiga Estação Ferroviária, obra que teve a verba liberada para realização. Mais um grande presente para a cidade, resultado do efetivo trabalho do prefeito Fabrício Baião junto ao Governo Federal em busca de recursos e desenvolvimento. A última reforma da Estação foi em 2000 e o início das obras está previsto para 2018.

Outra grande ação da Prefeitura em 2017 foi a realização, em julho, da primeira descida de rafting do município, quando um bote e dois caiaques percorreram o rio Paraíba do Sul, saindo do Bairro São João e indo até a estação de Simplício. O prefeito Fabricio Baião encarou o desafio e desceu junto com os instrutores e a ideia é que em breve esta prática se torne frequente em Sapucaia, assim como outros esportes radicais. A partir dessa primeira aventura, a prática esportiva do rafting veio se firmar como uma das atividades do plano turístico do município, que já conta com a realização de trilhas, passeios em cachoeiras e em fazendas históricas.

Um grande presente para a população foi a revitalização da Praça Victorino José de Souza, em Anta, que recebeu em julho um projeto de paisagismo e iluminação, além da reforma dos bancos de madeira. A praça é um importante cartão postal da cidade, onde são realizadas as festas que reúnem a comunidade, e a intenção do prefeito foi trazer mais qualidade de vida e conforto para a comunidade, embelezando ainda mais o distrito.

Buscando a viabilização do desenvolvimento turístico e econômico de Sapucaia, o prefeito Fabrício Baião se reuniu em agosto com representantes de Furnas para solicitar auxílio da empresa para diversos projetos de interesse do município, entre eles o do Trem Rio-Minas. Fabrício Baião destacou a importância do Circuito Turístico para o desenvolvimento da cidade e requereu apoio da empresa também para o incremento do rafting, a visitação à hidrelétrica de Furnas e a liberação para explorar turisticamente o lago. Além disso, pediu ainda a doação dos trilhos de Furnas para utilização na padronização das paradas de ônibus e da Estação.

O potencial turístico de Sapucaia foi divulgado por Fabrício Baião durante o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, realizado em Três Rios, em agosto, com a presença do secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, e diversas autoridades do setor. O Projeto do Trem Rio-Minas foi um dos temas apresentados no encontro e o prefeito de Sapucaia fez um discurso empolgante, abordando das belezas e histórias da cidade.

Os vídeos de turismo e rafting da Prefeitura de Sapucaia agradaram a equipe da SETUR/TurisRio, que passou a conhecer e a realmente acreditar no potencial turístico da cidade. A Comissão de Turismo, composta pelo coordenador de Turismo do município, Marciel Pires; pelo diretor de Comunicação, Leandro Marcelino; pela diretora de Arte e Cultura, Dayana Marques; e pela chefe de Gabinete da Secretaria de Fazenda, Vitória Coutinho Ottero, esteve presente no evento e está trabalhando para trazer projetos, eventos, mapear e estruturar o município para se tornar efetivamente uma cidade turística.

Representantes da Comissão Turismo participaram ainda, em agosto, do evento Estágio de Familiarização, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio/ TurisRio. O projeto contribui para o trabalho de fomento do turismo e auxilia os gestores municipais em novos projetos. O Estágio tem como objetivo receber gestores dos municípios do Rio, apresentando trabalho dos técnicos da Setur-RJ/TurisRio. Este foi um momento importante para conhecer e solicitar projetos, como o emplacamento do município.

Vários eventos agitaram a cidade em 2017. Em junho, a Prefeitura de Sapucaia apoiou a realização do I Encontro de Motociclistas Lobos do Brasil, realizado em Aparecida. O evento reuniu centenas de motociclistas e ofereceu aos participantes uma ampla programação musical com a apresentação de DJs e shows de rock, além de tendas e barracas para expositores de acessórios e alimentação. O Encontro teve entrada franca e foi um grande sucesso.

Já em setembro, a Prefeitura realizou um Encontro de Esportes Radicais, que aconteceu juntamente com o I Moto Rock Nacional e o I Encontro de Carros Antigos de Sapucaia, iniciativas que contaram com o apoio do governo municipal. Os eventos reuniram centenas de pessoas, entre esportistas, motociclistas e demais interessados, para dias de muita música e esportes radicais, como rapel, rafting, voo livre de trike, paraquedismo e corrida rústica. O prefeito Fabrício Baião encarou o desafio duplo de fazer rapel e rafting nas águas do Rio Paraíba do Sul e o Encontro de Carros Antigos completou a programação, reunindo raridades do mundo automobilístico.

Ainda em setembro, a Comissão de Turismo de Sapucaia participou da maior feira turística do país – a Expo Internacional de Turismo, realizada pela ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem) no Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo as principais potências turísticas da atualidade, como agências de viagem, operadoras de marketing, polos turísticos tradicionais e possíveis novos polos, fomentadores e formadores de opinião, financiadores públicos e privados. Na oportunidade, a Comissão alinhou suas metas junto a várias esferas importantes, como a TURISRIO e a Secretaria de Estado de Turismo, além de fechar uma importante parceria com o INEA – Instituto Estadual do Ambiente, para a abertura de trilhas e captação de recursos para a construção do Horto Municipal.

Com todo o material, experiências e conhecimentos adquiridos durante este ano, a Comissão de Turismo agora irá promover pequenos treinamentos para os hotéis e pousadas da cidade, incentivando também a formação de novos agentes de viagens e dando a eles os mecanismos de como localizar as melhores operadoras de viagem do Brasil e do exterior, visando a inclusão da cidade nos principais roteiros do país.

E a Prefeitura de Sapucaia, ao realizar e apoiar eventos voltados para o setor turístico, busca a valorização do esporte, cultura e turismo em Sapucaia, movimentando o comércio e a rede hoteleira local. A cidade possui um enorme potencial turístico e a administração municipal vai continuar investindo nesta área, pois acredita que o turismo será a grande virada na economia do município, com a geração de emprego, renda e progresso para o município.