Sapucaia participa de reunião sobre leitos obstétricos em Três Rios

A Prefeitura de Sapucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde, participou, na última quinta-feira, 16 de maio, da segunda reunião do CGR (Colegiados de Gestão Regional) Rede Cegonha, na sede do SE/CIR (Comissão Intergestores Regional), em Três Rios, para discussão sobre a Devolutiva do PAR da Rede Cegonha, e resolução das sugestões e modificações constantes no parecer do Ministério da Saúde.

A Rede Cegonha, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério (pós-parto), bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher, Soraya N. Barreto, representante de Sapucaia na ocasião, estas reuniões periódicas acontecem, de dois em dois meses, para tratar dos leitos obstétricos e pré-natal na nossa região Centro-sul. “Estamos em falta de leitos e o Ministério da Saúde quer reduzir mais ainda. Temos nos reunido para provar que não pode haver essa redução; que, na verdade, precisamos de mais leitos”, disse Soraya.

Foto: Secretaria Municipal de Saúde